Artesãos recebem carteira profissional nacional em Camaçari

A aquisição da Carteira do Artesão é realidade para centenas de profissionais do município que se aperfeiçoaram ao longo do ano para participar do processo seletivo que admite a obtenção do documento. As etapas exigiram um grau elevado de conhecimento teórico e prático.

O Teatro Alberto Martins ficou repleto de artesãos que participaram da culminância de todo o trabalho desenvolvido, com a solenidade de diplomação e entrega do documento nacional, no último sábado (23). A primeira artesã a receber a carteira foi Eulália Valares. “São 73 anos confeccionando arte através dos tecidos e receber esse documento é muito gratificante, pois simboliza que valeu a pena tanta dedicação”, agradeceu.

Fotos: Tiago Pacheco

Todo o trabalho foi realizado através da parceria conjunta entre a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec); a Coordenação de Economia Solidária (Ecosol), com a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); e Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia, conforme regimento do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Com sentimento de dever cumprido, a coordenadora da Ecosol, Sineide Lopes, destacou a necessidade de criar um projeto de lei que fortaleça a categoria. “Em consonância com a legislação brasileira vigente da Economia Solidária, o próximo passo da pasta da Ecosol será o de montarmos uma comissão de artesãos para apresentarmos um projeto que dê direito de termos um espaço para produzir, escoar e fortalecer o artesanato de Camaçari, permitindo que tenhamos recursos para obtermos mais suporte e ampliarmos nosso leque de ações”, enfatizou.

O vice-prefeito José Tude representou, na ocasião, o prefeito Elinaldo Araújo, e apresentou ao público a ideia de criar uma Central do Artesanato na Costa de Camaçari. “Implantar um ponto de parada permanente, onde os turistas conheçam e adquiram as obras de arte dos profissionais da terra, será uma das bandeiras dessa gestão”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.