Camaçari
Após aumento de imunizados contra Covid-19, produtores comemoram realização de shows na Bahia
Apesar da alegria com o retorno dos eventos, Charles Costa, Ed Amorim e Mary Silaide ressaltam que ainda é necessário manter o cuidado.

Publicado
em
Por
Daniela OliveiraConforme levantamento feito pela Associação de Profissionais de Eventos da Bahia (APE), a área de cultura e entretenimento é responsável por cerca de 25 milhões de empregos diretos e indiretos no país, sendo um dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19. De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), 98% do segmento foi diretamente prejudicado nesse período. O último levantamento da Abeoc aponta que o ramo representa 12,93% do PIB nacional e movimenta mais de R$ 936 bilhões.
Em entrevista ao Destaque1, o empresário e promoter Ed Amorim, de 27 anos, sinaliza a importância do retorno dos shows e eventos nos municípios de Lauro de Freitas e Salvador, onde atua com mais frequência. “Estamos voltando aos poucos com os eventos na cidade, graças à vacina. Estamos conseguindo fazer shows maiores, como foi lá no Trapiche e no Piervx. Já esperávamos que fosse diferente essa retomada, afinal, foram quase dois anos sem a animação que a gente tanto gosta e sabe fazer”, diz.
Segundo Ed Amorim, as apostas estão na estação mais agitada na Bahia: o verão. Depois de duas temporadas parado, o promoter afirma que o setor está pronto para receber o público. “Esse ano o verão promete! Será o verão dos verões, tá todo mundo querendo extravasar e curtir muito, e nós estamos prontos pra atender e surpreender o nosso público com os melhores shows e experiências”.
No Brasil, em especial na Bahia, o setor de cultura e entretenimento está retomando as atividades gradativamente após o Governo do Estado autorizar, por meio do decreto n° 20.780, a realização de eventos com a presença de público de até 3 mil pessoas, desde o último dia 10, data de publicação da atualização da norma. Antes o limite permitido era de 2 mil pessoas.
Para o publicitário e produtor de eventos e peças teatrais Charles Costa, de 36 anos, a retomada dos shows e eventos em Camaçari, mesmo que aos poucos, já é um bom sinal para o setor de cultura e entretenimento. “Agora é só felicidade. Obviamente vemos que os números de casos no nosso município e Brasil afora vêm reduzindo com o avanço da vacinação, e é o que a gente sempre torceu, né?! E eu, particularmente, sempre respeitei e entendi que a nossa área, de certo modo, era uma área que sempre trouxe mais vulnerabilidade pro crescimento de casos, e tínhamos que ter um pouco de paciência. Mas com esse retorno, depois de quase dois anos, é só felicidade”, destaca.
Bem entusiasmado com a volta, Charles Costa afirma que a expectativa era “gigantesca” para que esse momento acontecesse, até porque a cadeia do entretenimento envolve muitos profissionais. “Com a paralisação da atividades no setor de eventos, muitos pais de família foram afetados. Muita gente ficou desempregada, passaram necessidade, principalmente quem dependia do entretenimento, dos eventos, dos shows para se manter. Então, a expectativa da retomada era muito grande”.
Com a reabertura dos teatros, espaços e casas de show, o produtor já tem eventos programados até fevereiro de 2022, e no mês de março planeja trazer espetáculos teatrais para Salvador e Alagoinhas.
Atrelado à liberação do público em eventos e shows está o crescimento e avanço da quantidade de pessoas vacinadas na Bahia. De acordo com dados divulgados pelo governo estadual, a Bahia possui população estimada em 14.930.634 pessoas, e já ultrapassou a marca de 80% da população acima dos 12 anos completamente imunizada contra a Covid-19. São 7.790.074 pessoas que tomaram a segunda dose da vacina, o que representa 83,6% do público-alvo. Além disso, 10.673.836 (98,2%) já foram imunizadas com a primeira dose.
No entanto, o avanço da vacinação e a liberação do público presencial não deixou de lado o cumprimento das normas sanitárias. O decreto estadual exige o uso de máscara, distancimento, higienização das mãos e a comprovação da imunização completa contra o vírus.
“Estamos seguindo todos os protocolos na realização dos nossos eventos, sejam eles em locais abertos ou fechados. Estamos exigindo a carteira de vacinação em todos os shows, além do uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento por dois metros. Acreditamos que será assim ainda por algum tempo, afinal, a pandemia ainda não acabou e estamos atentos”, enfatiza o produtor Ed Amorim.
Conhecida também por produzir grandes eventos, a exemplo do Arrocha Camaçari, com data marcada para acontecer no dia 25 de dezembro, a produtora Mary Silaide Costa, de 55 anos, recebeu a notícia da retomada dos eventos e shows com muita alegria, mas ressaltou que o momento ainda inspira cuidado e cautela.
“Depois de quase dois anos parados, a expectativa é muito boa. Todos estão querendo curtir, rever seus amigos e fazer novas amizades, e com o aumento do público, as vendas aumentam, a economia circula e todos ganham. Independente das atrações, sejam elas conhecidas nacionalmente ou não, as pessoas estão querendo aproveitar cada minuto, porque não estavam saindo, não estavam curtindo, indo pra bares e shows, e hoje as pessoas estão querendo sair e se divertir. Mas temos que ter ainda muito cuidado, atentando sempre aos protocolos exigidos pra prevenir a circulação do vírus”, destacou.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Operação Força Total encerra com apreensão de 18 armas de fogo e 38 prisões na Bahia
-
Quarta edição do Barco Show Bahia segue até domingo no Terminal Turístico de Salvador
-
Duelo de gigantes: Bahia e Vitória disputam Campeonato Baiano em partida histórica
-
Confira programação musical do Boulevard Shopping Camaçari neste fim de semana
-
Automobilismo: eventos trazem carros raros e muita adrenalina aos baianos neste fim de semana
-
Sobe para 17 número de presos nas operações Aurantis e Dankana
Policiais da Cipe/Polo prendem homem por tráfico de drogas em Simões Filho

Estudantes devem se inscrever no Pé-de-Meia Licenciaturas até 30 de março

Vagner Bispo critica cobrança irregular de estacionamento em Guarajuba

Com apreensão em Camaçari, polícia cumpre 13 mandados de prisão nas operações Aurantis e Dankana

Maurício Qualidade indica construção de Colégio Militar em Camaçari

Operação Força Total encerra com apreensão de 18 armas de fogo e 38 prisões na Bahia

Quarta edição do Barco Show Bahia segue até domingo no Terminal Turístico de Salvador

Duelo de gigantes: Bahia e Vitória disputam Campeonato Baiano em partida histórica

Confira programação musical do Boulevard Shopping Camaçari neste fim de semana

Automobilismo: eventos trazem carros raros e muita adrenalina aos baianos neste fim de semana

Sobe para 17 número de presos nas operações Aurantis e Dankana

Ifba oferta vagas para especialização técnica gratuita em eficiência energética

Polícia Militar realiza reunião de alinhamento para o Ba-Vi nesta sexta

Taxistas podem realizar transferência de alvará até 17 de abril

Segundo autor do triplo homicídio em Dias d’Ávila é preso pela Polícia Civil
SineBahia tem vagas de emprego para Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas, Camaçari e Candeias nesta sexta

Prefeitura de Camaçari divulga programação completa do Festival de Arembepe

Projeto ‘Elas Fazem Acontecer’ homenageia mulheres que transformam Lauro de Freitas

Mega-Sena: sorteio deste sábado tem prêmio estimado em R$ 10 milhões

Live-action de ‘Branca de Neve’ está em exibição no Boulevard Shopping Camaçari

Beneficiários do Bolsa Família com NIS de final 4 recebem parcela de março

Vinicius Júnior decide e Brasil derrota Colômbia pelas Eliminatórias

Endometriose: diagnóstico precoce e tratamento são essenciais para evitar infertilidade

Referência internacional em liderança, Richard Barrett realiza palestra no Teatro Sesc Casa do Comércio
Policiais da Cipe/Polo prendem homem por tráfico de drogas em Simões Filho

Estudantes devem se inscrever no Pé-de-Meia Licenciaturas até 30 de março
