Unidade Móvel da Defensoria alcança mais de 4 mil pessoas nos circuitos do Carnaval

Pelo terceiro ano consecutivo, a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA reforça o Plantão do Carnaval da Instituição. Nos quatro dias em que atuou no Plantão 2019, sendo dois dias no circuito Batatinha (Pelourinho) e dois no circuito Dodô (Barra/Ondina), a UMA, como é conhecida, registrou um total de 4.059 mil pessoas alcançadas durante a folia. Entre as ações realizadas, os destaques foram as orientações jurídicas, a distribuição de materiais informativos, preenchimento e colocação de pulseiras de identificação infantil e a aplicação de questionários sobre violação de direitos humanos no Carnaval.

Assim que viram a Unidade Móvel estacionada no largo Terreiro de Jesus, no circuito do Pelourinho, os vendedores ambulantes não pensaram duas vezes em relatar casos como a ausência de energia elétrica nas barracas, a proibição de uso de garrafas de vidro e plástico e o conflito de informações sobre uso de caixote sob as caixas de isopor. “Como medida para tratar e tentar solucionar estas questões, tivemos uma reunião no dia seguinte com a Secretaria Municipal de Ordem Pública – Semop e, com base em nossa atuação extrajudicial, alguns encaminhamentos foram estabelecidos”, explicou a coordenadora da Unidade Móvel neste Plantão do Carnaval 2019, a defensora pública Janaína Canário.

No quinto dia oficial de folia, a Unidade Móvel seguiu para o circuito Barra/Ondina e fez sua parada na Avenida Adhemar de Barros, onde ficou até a noite desta terça-feira, 5. Lá, além das orientações jurídicas, assim como no Pelourinho, também foram distribuídos materiais informativos sobre o Plantão da Defensoria e preenchidas e colocadas pulseiras de identificação para a criançada. Durante a itinerância, os defensores públicos e servidores também aplicaram questionários, em vendedores ambulantes e catadores de materiais recicláveis, e fizeram perguntas relacionadas à vivência ou testemunho de casos de violação dos direitos humanos no carnaval.

A atuação da Unidade Móvel, no carnaval, foi encerrada, mas o Plantão da Defensoria segue hoje, até às 21h, e, amanhã, 6, das 9 às 15h, na Rua Pedro Lessa, nº 123, no bairro do Canela, e também pelos telefones (71) 3116-0511 ou 99913-9108.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.