Prosa Gestante orienta mães sobre dos desafios da maternidade há 6 anos em Camaçari

Ser mãe é uma mistura de diversos sentimentos que envolvem o amor, afeto, cuidado e proteção. Mesmo com todas estas emoções, a gestação e maternidade vêm com uma bagagem de questionamentos, dúvidas e incertezas sobre o melhor caminho para se trilhar até o nascimento do bebê e após a chegada da criança. Na perspectiva de procurar compreender melhor sobre esse universo e ajudar outras mulheres, o grupo de apoio Prosa Gestante – Servindo a maternidade se constituiu em Camaçari no ano de 2014.

Ainda no momento como mãe de primeira viagem, a doula e consultora de Amamentação, Maria Elaine Valadão, 34 anos, se deparou sozinha e sem nenhum suporte para compreender os desafios da maternidade. A partir disto, ela teve a iniciativa de criar um grupo de apoio para ajudar outras mulheres acerca da gestação, os cuidados e para o parto e pós-parto, orientações sobre alimentação e dentre outros assuntos relacionados à mãe e o bebê. Maria é mãe do Bernardo de sete anos e o Igor, que têm um ano e meio.

“Eu comecei uma roda em 2014 depois de me formar ‘doula’, mas eu já tinha interesse em formar esse grupo  antes de me formar, por uma inquietação minha. Eu tive minha gestação e não tive ninguém para compartilhar este momento e também pelo fato de não ser da cidade eu não tive uma rede construída para me dar apoio. Então, eu senti muito a solidão da maternidade mesmo, tanto na parte de gestação, de procurar informações sobre o parto humanizado, até mesmo o cuidado”, expressa Maria Elaine Valadão, idealizadora da roda de apoio às parturientes.

Para quem ainda não sabe, ‘Doula’ nada mais é que uma pessoa que auxilia e acompanha as mães sem experiência durante e depois da gestação. Uma ‘Doula’ não utiliza técnicas médicas da área de saúde para o estímulo de partos sem complicações obstétricas. Se dedicando a orientar as futuras mamães, ‘Doula’ vem de origem grega que significa “mulher que serve”, aquelas que estão dispostas auxiliá-las nesse processo.

O grupo de apoio ao parto natural em Camaçari atua com suportes e conversas de modo online através de dois grupos no WhatsApp. Para participar é necessário entrar em contato e solicitar para que a Maria Elaine as adicionem em um dos grupos de apoio por meio do telefone (71) 99344-8032.

A cada um ou dois meses, o Prosa Gestante organiza encontros presenciais no Studio de Pilates Lorena Rios, na Avenida Comercial. O próximo encontro será no dia 17 de maio, às 19h15 tendo como temática o Parto Humanizado Hospitalar com a participação da doutora Patrícia Schmitz. A entrada custa R$ 5.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.