Projeto Somar promove cidadania através da sustentabilidade em Camaçari

Conscientizar pessoas e praticar a sustentabilidade são alguns dos elementos que o Projeto Somar pretende realizar em Camaçari. Ainda um pouco recente, a iniciativa floresce a partir do desejo de dois amigos em cuidar e preservar a cidade em que vivem. As ações são voltadas para o meio ambiente, solidariedade e defesa dos animais.

Em entrevista ao Destaque1, os mochileiros Arison Mascarenhas, 27 anos, e Rafael Silva, conhecido como “Rafa Juventude”, de 25 anos, contam como deram o ponta pé inicial para consolidar e ampliar o Somar a partir de dezembro de 2018 com a ação Natal Solidário, beneficiando mais de 30 famílias com doações de cestas básicas em Camaçari.

Alimentos doados pelo projeto em 2018

“Tanto eu quanto o Rafa tínhamos o desejo de fazer algo maior, tem algumas questões que nos incomodavam e nós pensamos o que poderíamos fazer para ajudar? Eu e você pode meter a mão na massa e fazer a sua cidade um lugar melhor, você pode colaborar para isso. O nome faz jus a isso, somar e agregar, a intenção é fazer com que as pessoas tenham essa consciência que elas podem fazer também”, ressaltou Mascarenhas.

Complementando a fala do amigo, Rafael afirma que “fazendo o bem, podemos mostrar e contagiar outras pessoas que ainda existe solução para o mundo em que vivemos!”.

Para o início deste o ano, o grupo irá reunir cidadãos voluntários preocupados com a preservação ambiental, a Operação Praia Limpa é uma das ações que será realizada no dia 24 de março, às 15h, em Barra do Jacuípe. Segundo os organizadores, a escolha da praia se deu pelo número de frequentadores e condomínios que possuem em torno da área.

Para ser um voluntário, o candidato deverá enviar o seu nome, idade e telefone para contato através da caixa de mensagem no Instagram do projeto. Em seguida, a equipe de apoio irá encaminhar uma ficha de inscrição para ser preenchida com os dados pessoais e de saúde do participante. Caso seja menor de idade, é necessário que tenha a autorização do responsável.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira (15) e também será disponibilizado lanche pela equipe, transporte e os equipamentos de segurança para a coleta adequada dos resíduos. Até o momento, foram contabilizados mais de 35 voluntários inscritos.

Para além disso, Arison conta que para a área ambiental eles tem a pretensão de ampliar as atividades. “Refletimos sobre as questões sociais, socioambiental com a preservação e conscientização do meio ambiente, pensando na perspectiva de dois projetos, um que é plantar árvores em Camaçari em locais que podem ser aproveitados e fazer uma arborização melhor, e a outra com a limpeza das praias. Temos uma orla excelente, porém a preservação deixa um pouco a desejar”, destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.