Degradação do meio ambiente segue a todo vapor na Via Parque em Jauá

Mais uma vez a Via Parque, em Jauá, sofre com ações prejudiciais ao meio ambiente. De acordo com a jornalista e presidente da Associação de Moradores da Via Parque (AVP), Ana Maria Mandim, pilhas de entulho e lixo são acumuladas no início da Via Parque/Bela Vista.

Mandim afirma ao Destaque1 que em janeiro a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) retirou o lixo que havia no desvio. “Em meados de janeiro, antes da Festa de Jauá, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) retirou todo o lixo que havia no desvio. Utilizou para isso uma retroescavadeira e oito caçambas – material da Naturalle, a empresa que faz a limpeza urbana em Camaçari. A limpeza demorou cinco dias”.

Descarte de lixo na Via Parque. Foto: Ana Maria Mandim

Ainda de acordo com a representante da AVP, “o trabalho não custou nem um tostão à Prefeitura. Foi feito com equipamento da Naturalle e sem sair da pauta de obrigações de limpeza urbana da empresa. Para impedir o derrame de lixo, a Sesp ergueu um ‘muro’ de terra e nele abriu uma passagem estreita, que só dava para carros de passeio e camionetes pequenas. Isso dificultou o derrame de lixo e o resultado foi que aquele trecho do desvio ficou limpo”, explica a jornalista.

No entanto, após um curto período, moradores e empresas da região voltaram a descartar lixo no local. “Maravilha! Aplauso geral! Os moradores que passavam por ali comentavam a mudança, a limpeza. A alegria durou muito pouco, alguns dias, nem uma semana. A própria Sesp alargou a entrada para dar passagem a ônibus que traziam pessoas para a festa de Jauá. E o desvio tornou a se encher de lixo. E voltou a ser o retrato de um lugar que os próprios moradores maltratam: lata de lixo de empresas e particulares de Jauá e de localidades vizinhas. Quem faz obra em Jauá não aluga caçamba para recolher o entulho. Gastar para quê? Se o desvio está ali mesmo, onde se pode jogar lixo à vontade”, relata Ana Maria Mandim.

A via é utilizada como desvio do pedágio, em direção a Arembepe, Jacuípe, Guarajuba, Itacimirim, Monte Gordo, Barra do Pojuca, Praia do Forte, Diogo, outras localidades.

Via Parque/Bela Vista. Foto: Ana Maria Mandim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.