Fique conectado conosco
Boulevard
Sesau Fila Zero
ÓTICAS DESIGN
Ouvidoria Câmara

Especiais

Outubro Rosa: “O câncer não é o fim, é possível vencer”, afirma Marinalva Vencedora, que enfrentou a doença três vezes

Ela descobriu o câncer pela primeira vez ao fazer o autoexame da mama.

Daniela Oliveira

Publicado

em

Outubro Rosa: "O câncer não é o fim, é possível vencer", afirma Marinalva Vencedora, que enfrentou a doença três vezes
Marinalva Vencedora em 2019, antes da quimioterapia do terceiro câncer de mama. Foto: Robervânia Chagas

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama (células dos lobos, produtoras de leite ou dos ductos, por onde é drenado o leite), o que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. A doença ocorre quase que exclusivamente em mulheres, mas também acomete homens, ainda que seja mais raro, representando apenas 1% do total de casos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O câncer de mama tem 95% de chance de cura quando diagnosticado na fase inicial e feito o tratamento adequado em tempo oportuno, como aponta o Instituto Oncoguia. Além disso, a detecção em estágios iniciais diminui a agressividade no tratamento, que pode afetar a qualidade de vida. Prova viva disso é a trajetória de superação, fé e vitória de Marinalva Estevan Ferreira, de 45 anos, acometida três vezes pelo câncer de mama, nos anos de 2012, 2015 e 2019, e hoje curada.

Publicidade
destaque-1-lateral
Brioh
ÓTICAS DESIGN
Marine
Contan
Ativa
Destaque1

A técnica de enfermagem Marinalva Vencedora, como é conhecida e gosta de ser chamada, reside no bairro do Jardim Limoeiro, em Camaçari, e faz parte do quantitativo de mulheres que tem o hábito de realizar o autoexame na mama. Mesmo sem histórico de câncer na família, o autocuidado nesse sentido sempre foi prioridade.

“Sempre tive o hábito de fazer o autoexame, antes mesmo dos 30 anos, e no ano de 2012, ao me autoexaminar, detectei um nódulo no bico [mamilo] do meu seio direito, indolor, que não se movimentava, do tamanho de um grão de feijão. Ao detectar esse nódulo, alguns dias depois eu comecei a ter retração mamária no tecido íntegro da mama. Eu deitava e algo puxava a pele para a parte interna da mama. Foi aí, então, que comecei a investigação. Após alguns exames solicitados pelo mastologista, especialista da mama, foi detectado que eu estava com câncer de mama, e nesse processo de 2012, tive que ser submetida a uma mastectomia radical modificada à direita, que é a retirada total da mama, com esvaziamento da axila, por conta dos nódulos cancerígenos, mas graças a Deus o câncer não estava espalhado pelas axilas”, lembra.

Além da cirurgia, Marinalva foi submetida à quimioterapia e hormonoterapia oral para bloquear a produção do hormônio estrogênio nas células mamárias e auxiliar no tratamento do câncer de mama receptor de hormônio positivo (câncer de mama com receptores de estrogênio e/ou progesterona) durante cinco anos.

Três anos se passaram desde o primeiro diagnóstico, e Marinalva, por recomendações médicas, realizava a cada seis meses exames de rastreamento para acompanhar o resultado do tratamento e averiguar se a doença não havia retornado. Foi em 2015 que ela teve a confirmação do segundo tumor, na cicatriz da primeira cirurgia. “Tive a recidiva da doença, no plastrão do tórax — porque eu não tenho mais a mama, então é chamado plastrão torácico pelos médicos —, e fui submetida a uma nova cirurgia, e, posteriormente, 28 sessões de radioterapia. Eu prossegui com o tratamento hormonal oral com tamoxifeno”, conta.

Após a superação do segundo câncer de mama, no ano de 2019, ao fazer um novo rastreamento, Marinalva foi diagnosticada com um novo nódulo, de novo no plastrão torácico. “Fui novamente submetida a uma nova cirurgia, e posteriormente à quimioterapia mais uma vez, e há um ano e nove meses estou passando por um novo tratamento de bloqueio hormonal, com injeção subcutânea mensal com o medicamento chamado Zoladex, que não é mais disponibilizado pelo SUS”, relata.

Outubro Rosa: "O câncer não é o fim, é possível vencer", afirma Marinalva Vencedora, que enfrentou a doença três vezes

Marinalva Vencedora em 2019, durante a quimioterapia do terceiro câncer de mama. Foto: Robervânia Chagas

Marinalva conta que fazia o tratamento da doença pelo plano de saúde, pago com o dinheiro que recebia do auxílio-doença. Desde agosto, no entanto, o benefício foi cortado, impossibilitando o pagamento do plano e obrigando-a, automaticamente, a interromper o tratamento. Uma nova perícia será realizada em dezembro, quando ela espera regularizar a situação.

E como lidar com a nova imagem diante do espelho? Marinalva afirma ter conseguido lidar com todas as mudanças em seu corpo após os procedimentos cirúrgicos e que nenhuma mudança estética é capaz de modificar a essência e o prazer de se sentir bem consigo mesma.

“Eu sempre fui uma mulher que me aceitei muito, sou bem resolvida comigo mesma, nunca quis nada artificial. Então, quando eu fiz a mastectomia, foi um momento difícil, porque não é fácil pra nenhuma mulher, porém me aceitei com meu novo corpo. Já tem quase 10 anos que eu retirei a mama e até hoje eu não fiz a reconstrução mamária por opção minha”, comenta Vencedora.

Outubro Rosa: "O câncer não é o fim, é possível vencer", afirma Marinalva Vencedora, que enfrentou a doença três vezes

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Hoje Marinalva Vencedora leva informação e conhecimento para outras mulheres em empresas, igrejas e instituições por meio de palestras gratuitas sobre o câncer de mama e a experiência de vencer três vezes a doença, e também ensina como realizar o autoexame corretamente. É um momento para troca e acolhimento. Para ela, todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é ou não normal em suas mamas.

“É muito importante que as mulheres se conheçam, se percebam e entendam seu corpo. Uma vez no mês, para aquelas [mulheres] que menstruam, uma semana após o início do ciclo menstrual, conta sete dias e aí pode ser feito o autoexame, ou na hora do banho, que a pele está deslizando, ou na frente do espelho, ou deitada com uma das mãos por trás da cabeça. Com a mão direita você começa a fazer movimentos circulares com as pontas dos dedos na mama esquerda e na axila, e buscando ver se tem algum nódulo ou algo desse tipo, ou alguma anormalidade. Depois com a mão esquerda você faz o mesmo processo na mama direita e observa se, além do nódulo, vai sair do mamilo alguma secreção de forma espontânea sanguinolenta, esverdeada ou com cheiro fétido”, explica.

Como parte de sua missão, ela comenta a necessidade de lembrar que o Outubro Rosa se faz todos os dias, “porque as mulheres precisam entender que o cuidado com a saúde é rotineiro, que é preciso procurar um ginecologista sempre e realizar os exames preventivos de acordo com a necessidade e idade de cada uma. O mês de outubro foi escolhido para destacar a nível mundial a importância da informação e prevenção do câncer de mama”. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia a cada dois anos, mesmo que não apresentem sintomas da doença.

Bem otimista e com uma fé inabalável, Marinalva Vencedora deixa uma mensagem para todas as mulheres. “O recado que eu deixo aqui para as mulheres que acabaram de receber o diagnóstico de câncer de mama, ou estão em tratamento, é que elas busquem forças em Cristo Jesus, que elas tenham um alicerce em Cristo Jesus, porque primeiro Deus, sem Deus é impossível superar ou passar por um processo desse, sem ter um alicerce espiritual. Independente da religião, Cristo é soberano. Então vá ao médico com frequência, sigam as orientações dos seus médicos ginecológicos, mastologistas, oncologistas e realizem os exames periódicos conforme prescritos. Façam atividade física, tenham uma alimentação controlada, procurem viver mais a vida, valorizar mais as pessoas que estão do seu lado. Amem mais, perdoem mais, porque a partir do momento que recebemos o diagnóstico de câncer de mama, é uma nova vida, é uma nova visão de vida. E acredito que é uma nova vida, mas não para a morte, e sim transformar a nossa dor em algo positivo”.

“Não desistam, continuem se amando e amando a vida. O câncer não é o fim, é possível vencer. Lutem, lutem porque juntas somos mais que vencedoras em Cristo Jesus“.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.
Contribuir com jornalismo profissional e autêntico é um exercício de cidadania. Colabore com o jornalismo que apura e busca a verdade. Apoie o Destaque1 e ajude a manter a integridade da linha editorial do portal. Contribua com o valor que desejar. Chave Pix CNPJ: 13.791.382/0001-60. Good Comunicação Ltda, destaque1.com, compromisso com a verdade.
Publicidade
destaque-1-lateral
Brioh
ÓTICAS DESIGN
Marine
Contan
Ativa
Destaque1
Mais dois pontos ecológicos de entregas voluntárias são entregues à população de Camaçari
Camaçari 25 de maio às 17:14

Mais dois pontos ecológicos de entregas voluntárias são entregues à população de Camaçari

Sedes abre processo seletivo com 300 vagas em curso de qualificação profissional para MEI
Camaçari 25 de maio às 16:47

Sedes abre processo seletivo com 300 vagas em curso de qualificação profissional para MEI

Bairros da sede e orla de Camaçari recebem obras de macrodrenagem
Camaçari 25 de maio às 16:27

Bairros da sede e orla de Camaçari recebem obras de macrodrenagem

Em entrevista, Cacá Leão diz ser contra a cobrança de mensalidade em universidades públicas
Bahia 25 de maio às 16:01

Em entrevista, Cacá Leão diz ser contra a cobrança de mensalidade em universidades públicas

Sul-Americana: Ceará e Independiente decidem hoje quem avança para as oitavas de final
Esporte 25 de maio às 15:58

Sul-Americana: Ceará e Independiente decidem hoje quem avança para as oitavas de final

Novo espaço de eventos, Armazém Convention apresenta estrutura inovadora em Lauro de Freitas
Vídeos 25 de maio às 15:54

Novo espaço de eventos, Armazém Convention apresenta estrutura inovadora em Lauro de Freitas

Sesau cria rodízio da vacina BCG devido à limitação do imunizante nas unidades de saúde
Camaçari 25 de maio às 15:46

Sesau cria rodízio da vacina BCG devido à limitação do imunizante nas unidades de saúde

BCS oferece 84 vagas para curso de informática gratuito em Camaçari
Camaçari 25 de maio às 15:33

BCS oferece 84 vagas para curso de informática gratuito em Camaçari

Em encontro com Elinaldo e ACM Neto, Elias Natan declara apoio a Manuel Rocha para deputado estadual
Política 25 de maio às 15:09

Em encontro com Elinaldo e ACM Neto, Elias Natan declara apoio a Manuel Rocha para deputado estadual

Semu e Sejuv firmam parceria em busca de gestão esportiva e políticas públicas femininas
Esporte 25 de maio às 14:56

Semu e Sejuv firmam parceria em busca de gestão esportiva e políticas públicas femininas

Zagueiro Alan Santos sofre trauma no joelho e desfalca Vitória em duelo contra Campinense
Esporte 25 de maio às 14:05

Zagueiro Alan Santos sofre trauma no joelho e desfalca Vitória em duelo contra Campinense

Jovens promovem intervenção artística no Boulevard Shopping Camaçari
Cultura e Entretenimento 25 de maio às 12:02

Jovens promovem intervenção artística no Boulevard Shopping Camaçari

Funceb abre inscrições para bandas filarmônicas participarem do Festival Dois de Julho
Cultura e Entretenimento 25 de maio às 11:37

Funceb abre inscrições para bandas filarmônicas participarem do Festival Dois de Julho

PMs encontram 184 tabletes de pasta-base de cocaína avaliados em R$ 4,6 milhões escondidos em piso falso
Segurança 25 de maio às 11:17

PMs encontram 184 tabletes de pasta-base de cocaína avaliados em R$ 4,6 milhões escondidos em piso falso

Veja as vagas de emprego e estágio do Simm para esta quarta-feira em Salvador
Emprego 25 de maio às 10:30

Veja as vagas de emprego e estágio do Simm para esta quarta-feira em Salvador

Elinaldo recebe Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor pelo projeto Hub de Negócios
Camaçari 25 de maio às 10:20

Elinaldo recebe Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor pelo projeto Hub de Negócios

Adolescente de 17 anos é apreendido após roubar três carros em Simões Filho
Segurança 25 de maio às 10:12

Adolescente de 17 anos é apreendido após roubar três carros em Simões Filho

SineBahia divulga vagas de emprego e estágio em Salvador, Simões Filho e Camaçari
Emprego 25 de maio às 10:00

SineBahia divulga vagas de emprego e estágio em Salvador, Simões Filho e Camaçari

Sedes abre hoje inscrições para cursos de qualificação profissional na sede e orla de Camaçari
Educação 25 de maio às 9:49

Sedes abre hoje inscrições para cursos de qualificação profissional na sede e orla de Camaçari

Após fala de Geraldo Júnior, Júnior Borges reforça apoio a ACM Neto
Política 25 de maio às 9:36

Após fala de Geraldo Júnior, Júnior Borges reforça apoio a ACM Neto

Rui diz que negociação para atrair nova montadora de veículos para Camaçari está avançada
Política 25 de maio às 9:21

Rui diz que negociação para atrair nova montadora de veículos para Camaçari está avançada

Eleições 2022: Hélder Almeida será coordenador de campanha de Manuel Rocha em Camaçari
Política 25 de maio às 8:49

Eleições 2022: Hélder Almeida será coordenador de campanha de Manuel Rocha em Camaçari

Camaçari segue com vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira
Saúde 25 de maio às 8:26

Camaçari segue com vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira

Manuel Rocha, o estadual de Elinaldo
Política 24 de maio às 21:09

Manuel Rocha, o estadual de Elinaldo

Câmara aprova em segundo turno PL que cria política de incentivo ao aprendizado de Libras
Política 24 de maio às 16:59

Câmara aprova em segundo turno PL que cria política de incentivo ao aprendizado de Libras

ACM Neto afirma que vai afastar politização da agricultura e fortalecer Adab
Política 24 de maio às 16:49

ACM Neto afirma que vai afastar politização da agricultura e fortalecer Adab

Live coloca em debate enfrentamento ao racismo nesta sexta-feira
Salvador 24 de maio às 16:45

Live coloca em debate enfrentamento ao racismo nesta sexta-feira

Prefeitos do PP declaram apoio à pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues
Política 24 de maio às 16:37

Prefeitos do PP declaram apoio à pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues

Operação Caminhos da Escola: STT e PRF realizam palestras sobre trânsito em colégios municipais
Camaçari 24 de maio às 16:30

Operação Caminhos da Escola: STT e PRF realizam palestras sobre trânsito em colégios municipais

Limpec fecha parceria com projeto Vale Luz da Coelba
Camaçari 24 de maio às 16:18

Limpec fecha parceria com projeto Vale Luz da Coelba

Receita abre consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda
Economia24 de maio às 10:26

Receita abre consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda

Veja os locais de vacinação contra Covid-19 em Camaçari nesta terça-feira
Saúde24 de maio às 8:52

Veja os locais de vacinação contra Covid-19 em Camaçari nesta terça-feira

Elinaldo anuncia cinco nomes do seu grupo à Alba; dois são de Camaçari
Política24 de maio às 11:32

Elinaldo anuncia cinco nomes do seu grupo à Alba; dois são de Camaçari

ACM Neto - O mensageiro da esperança, por Anderson Santos
Artigo24 de maio às 10:21

ACM Neto – O mensageiro da esperança, por Anderson Santos

Tarifas de pedágio do Sistema BA-093 serão reajustadas a partir desta quarta-feira
Últimas24 de maio às 11:15

Tarifas de pedágio do Sistema BA-093 serão reajustadas a partir desta quarta-feira

Camaçari concorre ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na etapa Bahia
Camaçari24 de maio às 10:56

Camaçari concorre ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na etapa Bahia

Vinícius Foguinho pode ser novo reforço do Vitória
Esporte24 de maio às 11:03

Vinícius Foguinho pode ser novo reforço do Vitória

Elinaldo recebe atleta camaçariense Hélio Reis, campeão da meia maratona em Salvador
Esporte24 de maio às 10:04

Elinaldo recebe atleta camaçariense Hélio Reis, campeão da meia maratona em Salvador

PM desmonta laboratório de drogas em Lauro de Freitas
Segurança24 de maio às 15:38

PM desmonta laboratório de drogas em Lauro de Freitas

Espetáculo ‘Dandara na Terra dos Palmares’ encerra temporada com sessões extras neste fim de semana
Cultura e Entretenimento24 de maio às 11:30

Espetáculo ‘Dandara na Terra dos Palmares’ encerra temporada com sessões extras neste fim de semana

Justiça libera participação de Jerônimo em eventos oficiais com Rui Costa
Política24 de maio às 14:32

Justiça libera participação de Jerônimo em eventos oficiais com Rui Costa

Câmara aprova em segundo turno PL que cria política de incentivo ao aprendizado de Libras
Política24 de maio às 16:59

Câmara aprova em segundo turno PL que cria política de incentivo ao aprendizado de Libras

Confira as vagas de emprego e estágio do Sinebahia em Salvador e Lauro de Freitas
Emprego24 de maio às 10:00

Confira as vagas de emprego e estágio do Sinebahia em Salvador e Lauro de Freitas

Simm disponibiliza vagas de emprego e estágio em Salvador e Simões Filho nesta terça-feira
Emprego24 de maio às 10:30

Simm disponibiliza vagas de emprego e estágio em Salvador e Simões Filho nesta terça-feira

Dilson Magalhães Jr. e Iago Santos debatem Lei Orgânica Municipal
Camaçari24 de maio às 14:28

Dilson Magalhães Jr. e Iago Santos debatem Lei Orgânica Municipal

UGT-BA repudia propostas de Paulo Guedes e acredita que alteração da lei vai gerar aumento de carga tributária
Últimas24 de maio às 9:21

UGT-BA repudia propostas de Paulo Guedes e acredita que alteração da lei vai gerar aumento de carga tributária

Operação policial ampliará patrulhamento em Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho
Segurança24 de maio às 15:26

Operação policial ampliará patrulhamento em Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho

Levantamento aponta que quatro em cada 10 brasileiros estão inadimplentes
Economia24 de maio às 9:26

Levantamento aponta que quatro em cada 10 brasileiros estão inadimplentes

“Nunca fiz política falando mal de ninguém”, dispara Cacá Leão
Política24 de maio às 14:56

“Nunca fiz política falando mal de ninguém”, dispara Cacá Leão

Manuel Rocha, o estadual de Elinaldo
Política24 de maio às 21:09

Manuel Rocha, o estadual de Elinaldo

Horto Florestal sedia segunda edição do Festival da Sustentabilidade em Camaçari
Cultura e Entretenimento24 de maio às 12:20

Horto Florestal sedia segunda edição do Festival da Sustentabilidade em Camaçari

Cinemark Camaçari recebe pré-estreia do filme 'Top Gun: Maverick'
Cultura e Entretenimento24 de maio às 14:40

Cinemark Camaçari recebe pré-estreia do filme ‘Top Gun: Maverick’

Apesar de queda em habitação, alimentos e transportes puxam IPCA-15 de maio para cima na RMS
Economia24 de maio às 14:49

Apesar de queda em habitação, alimentos e transportes puxam IPCA-15 de maio para cima na RMS

Caixa paga Auxílio Brasil para beneficiários com NIS final 5
Economia24 de maio às 9:54

Caixa paga Auxílio Brasil para beneficiários com NIS final 5

Operação Caminhos da Escola: STT e PRF realizam palestras sobre trânsito em colégios municipais
Camaçari24 de maio às 16:30

Operação Caminhos da Escola: STT e PRF realizam palestras sobre trânsito em colégios municipais

Adolescente de 17 anos é apreendido após roubar três carros em Simões Filho
Segurança25 de maio às 10:12

Adolescente de 17 anos é apreendido após roubar três carros em Simões Filho

Live coloca em debate enfrentamento ao racismo nesta sexta-feira
Salvador24 de maio às 16:45

Live coloca em debate enfrentamento ao racismo nesta sexta-feira

Em encontro do Sicomércio, Ivoneide Caetano promete ser a voz das empreendedoras na Câmara dos Deputados
Política24 de maio às 15:08

Em encontro do Sicomércio, Ivoneide Caetano promete ser a voz das empreendedoras na Câmara dos Deputados

Salvador terá ultramaratona em comemoração ao bicentenário da Independência da Bahia
Esporte24 de maio às 16:08

Salvador terá ultramaratona em comemoração ao bicentenário da Independência da Bahia

Camaçari segue com vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira
Saúde25 de maio às 8:26

Camaçari segue com vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira

error: Alerta: para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.