Fiquem conectados conosco

Especiais

Outubro Rosa: “O câncer não é o fim, é possível vencer”, afirma Marinalva Vencedora, que enfrentou a doença três vezes

Ela descobriu o câncer pela primeira vez ao fazer o autoexame da mama.

Daniela Oliveira

Publicado

em

Outubro Rosa: "O câncer não é o fim, é possível vencer", afirma Marinalva Vencedora, que enfrentou a doença três vezes
Marinalva Vencedora em 2019, antes da quimioterapia do terceiro câncer de mama. Foto: Robervânia Chagas

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama (células dos lobos, produtoras de leite ou dos ductos, por onde é drenado o leite), o que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. A doença ocorre quase que exclusivamente em mulheres, mas também acomete homens, ainda que seja mais raro, representando apenas 1% do total de casos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O câncer de mama tem 95% de chance de cura quando diagnosticado na fase inicial e feito o tratamento adequado em tempo oportuno, como aponta o Instituto Oncoguia. Além disso, a detecção em estágios iniciais diminui a agressividade no tratamento, que pode afetar a qualidade de vida. Prova viva disso é a trajetória de superação, fé e vitória de Marinalva Estevan Ferreira, de 45 anos, acometida três vezes pelo câncer de mama, nos anos de 2012, 2015 e 2019, e hoje curada.

A técnica de enfermagem Marinalva Vencedora, como é conhecida e gosta de ser chamada, reside no bairro do Jardim Limoeiro, em Camaçari, e faz parte do quantitativo de mulheres que tem o hábito de realizar o autoexame na mama. Mesmo sem histórico de câncer na família, o autocuidado nesse sentido sempre foi prioridade.

“Sempre tive o hábito de fazer o autoexame, antes mesmo dos 30 anos, e no ano de 2012, ao me autoexaminar, detectei um nódulo no bico [mamilo] do meu seio direito, indolor, que não se movimentava, do tamanho de um grão de feijão. Ao detectar esse nódulo, alguns dias depois eu comecei a ter retração mamária no tecido íntegro da mama. Eu deitava e algo puxava a pele para a parte interna da mama. Foi aí, então, que comecei a investigação. Após alguns exames solicitados pelo mastologista, especialista da mama, foi detectado que eu estava com câncer de mama, e nesse processo de 2012, tive que ser submetida a uma mastectomia radical modificada à direita, que é a retirada total da mama, com esvaziamento da axila, por conta dos nódulos cancerígenos, mas graças a Deus o câncer não estava espalhado pelas axilas”, lembra.

Além da cirurgia, Marinalva foi submetida à quimioterapia e hormonoterapia oral para bloquear a produção do hormônio estrogênio nas células mamárias e auxiliar no tratamento do câncer de mama receptor de hormônio positivo (câncer de mama com receptores de estrogênio e/ou progesterona) durante cinco anos.

Três anos se passaram desde o primeiro diagnóstico, e Marinalva, por recomendações médicas, realizava a cada seis meses exames de rastreamento para acompanhar o resultado do tratamento e averiguar se a doença não havia retornado. Foi em 2015 que ela teve a confirmação do segundo tumor, na cicatriz da primeira cirurgia. “Tive a recidiva da doença, no plastrão do tórax — porque eu não tenho mais a mama, então é chamado plastrão torácico pelos médicos —, e fui submetida a uma nova cirurgia, e, posteriormente, 28 sessões de radioterapia. Eu prossegui com o tratamento hormonal oral com tamoxifeno”, conta.

Após a superação do segundo câncer de mama, no ano de 2019, ao fazer um novo rastreamento, Marinalva foi diagnosticada com um novo nódulo, de novo no plastrão torácico. “Fui novamente submetida a uma nova cirurgia, e posteriormente à quimioterapia mais uma vez, e há um ano e nove meses estou passando por um novo tratamento de bloqueio hormonal, com injeção subcutânea mensal com o medicamento chamado Zoladex, que não é mais disponibilizado pelo SUS”, relata.

Outubro Rosa: "O câncer não é o fim, é possível vencer", afirma Marinalva Vencedora, que enfrentou a doença três vezes

Marinalva Vencedora em 2019, durante a quimioterapia do terceiro câncer de mama. Foto: Robervânia Chagas

Marinalva conta que fazia o tratamento da doença pelo plano de saúde, pago com o dinheiro que recebia do auxílio-doença. Desde agosto, no entanto, o benefício foi cortado, impossibilitando o pagamento do plano e obrigando-a, automaticamente, a interromper o tratamento. Uma nova perícia será realizada em dezembro, quando ela espera regularizar a situação.

E como lidar com a nova imagem diante do espelho? Marinalva afirma ter conseguido lidar com todas as mudanças em seu corpo após os procedimentos cirúrgicos e que nenhuma mudança estética é capaz de modificar a essência e o prazer de se sentir bem consigo mesma.

“Eu sempre fui uma mulher que me aceitei muito, sou bem resolvida comigo mesma, nunca quis nada artificial. Então, quando eu fiz a mastectomia, foi um momento difícil, porque não é fácil pra nenhuma mulher, porém me aceitei com meu novo corpo. Já tem quase 10 anos que eu retirei a mama e até hoje eu não fiz a reconstrução mamária por opção minha”, comenta Vencedora.

Outubro Rosa: "O câncer não é o fim, é possível vencer", afirma Marinalva Vencedora, que enfrentou a doença três vezes

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Hoje Marinalva Vencedora leva informação e conhecimento para outras mulheres em empresas, igrejas e instituições por meio de palestras gratuitas sobre o câncer de mama e a experiência de vencer três vezes a doença, e também ensina como realizar o autoexame corretamente. É um momento para troca e acolhimento. Para ela, todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é ou não normal em suas mamas.

“É muito importante que as mulheres se conheçam, se percebam e entendam seu corpo. Uma vez no mês, para aquelas [mulheres] que menstruam, uma semana após o início do ciclo menstrual, conta sete dias e aí pode ser feito o autoexame, ou na hora do banho, que a pele está deslizando, ou na frente do espelho, ou deitada com uma das mãos por trás da cabeça. Com a mão direita você começa a fazer movimentos circulares com as pontas dos dedos na mama esquerda e na axila, e buscando ver se tem algum nódulo ou algo desse tipo, ou alguma anormalidade. Depois com a mão esquerda você faz o mesmo processo na mama direita e observa se, além do nódulo, vai sair do mamilo alguma secreção de forma espontânea sanguinolenta, esverdeada ou com cheiro fétido”, explica.

Como parte de sua missão, ela comenta a necessidade de lembrar que o Outubro Rosa se faz todos os dias, “porque as mulheres precisam entender que o cuidado com a saúde é rotineiro, que é preciso procurar um ginecologista sempre e realizar os exames preventivos de acordo com a necessidade e idade de cada uma. O mês de outubro foi escolhido para destacar a nível mundial a importância da informação e prevenção do câncer de mama”. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia a cada dois anos, mesmo que não apresentem sintomas da doença.

Bem otimista e com uma fé inabalável, Marinalva Vencedora deixa uma mensagem para todas as mulheres. “O recado que eu deixo aqui para as mulheres que acabaram de receber o diagnóstico de câncer de mama, ou estão em tratamento, é que elas busquem forças em Cristo Jesus, que elas tenham um alicerce em Cristo Jesus, porque primeiro Deus, sem Deus é impossível superar ou passar por um processo desse, sem ter um alicerce espiritual. Independente da religião, Cristo é soberano. Então vá ao médico com frequência, sigam as orientações dos seus médicos ginecológicos, mastologistas, oncologistas e realizem os exames periódicos conforme prescritos. Façam atividade física, tenham uma alimentação controlada, procurem viver mais a vida, valorizar mais as pessoas que estão do seu lado. Amem mais, perdoem mais, porque a partir do momento que recebemos o diagnóstico de câncer de mama, é uma nova vida, é uma nova visão de vida. E acredito que é uma nova vida, mas não para a morte, e sim transformar a nossa dor em algo positivo”.

“Não desistam, continuem se amando e amando a vida. O câncer não é o fim, é possível vencer. Lutem, lutem porque juntas somos mais que vencedoras em Cristo Jesus“.

Publicidade
Corpo de Chico Tur será velado na funerária Alternativa, no bairro Camaçari de Dentro
Camaçari26 minutos atrás

Corpo de Chico Tur será velado na funerária Alternativa, no bairro Camaçari de Dentro

Teatro Gamboa recebe show que homenageia Moraes Moreira e Gilberto Gil
Cultura48 minutos atrás

Teatro Gamboa recebe show que homenageia Moraes Moreira e Gilberto Gil

Basquete em cadeira de rodas: Brasil inicia Sul-Americano
Esporte1 hora atrás

Basquete em cadeira de rodas: Brasil inicia Sul-Americano

Servidores da Seduc poderão abrir conta no Itaú a partir desta quinta-feira
Camaçari1 hora atrás

Servidores da Seduc poderão abrir conta no Itaú a partir desta quinta-feira

Grupos Pijamando e Pé de Lata agitam fim de semana das crianças no Boulevard
Camaçari2 horas atrás

Grupos Pijamando e Pé de Lata agitam fim de semana das crianças no Boulevard

MDB lança pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência da República
Política2 horas atrás

MDB lança pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência da República

Paróquia da Gleba C celebra padroeira Santa Luzia em programação especial
Camaçari2 horas atrás

Paróquia da Gleba C celebra padroeira Santa Luzia em programação especial

Praça Álvaro Simas é entregue à comunidade do Phoc I nesta quarta-feira
Camaçari3 horas atrás

Praça Álvaro Simas é entregue à comunidade do Phoc I nesta quarta-feira

Morre empresário e ex-diretor do Ciretran de Camaçari Chico Tur aos 39 anos
Camaçari3 horas atrás

Morre empresário e ex-diretor do Ciretran de Camaçari Chico Tur aos 39 anos

Júnior Borges sugere extensão do metrô de Salvador e aeromóvel de Lauro de Freitas até Camaçari
Política3 horas atrás

Júnior Borges sugere extensão do metrô de Salvador e aeromóvel de Lauro de Freitas até Camaçari

Bahia realiza último treino e conta com apoio da torcida no aeroporto para jogo contra o Fortaleza
Esporte4 horas atrás

Bahia realiza último treino e conta com apoio da torcida no aeroporto para jogo contra o Fortaleza

BA: ocupação no setor cultural tem grau de informalidade mais alto e rendimento mais baixo que a média
Cultura4 horas atrás

BA: ocupação no setor cultural tem grau de informalidade mais alto e rendimento mais baixo que a média

Diagnóstico precoce das disfagias orofaríngeas reduz riscos de complicações clínicas, diz especialista
Saúde5 horas atrás

Diagnóstico precoce das disfagias orofaríngeas reduz riscos de complicações clínicas, diz especialista

Contribuintes notificados já podem regularizar IPVA 2021 junto à Sefaz-BA
Bahia5 horas atrás

Contribuintes notificados já podem regularizar IPVA 2021 junto à Sefaz-BA

Isaquias Queiroz conquista pela quarta vez o Prêmio Brasil Olímpico
Esporte6 horas atrás

Isaquias Queiroz conquista pela quarta vez o Prêmio Brasil Olímpico

Em um ano, setor cultural baiano perdeu 17,6% dos empregos e foi mais afetado do que a média do mercado de trabalho
Cultura6 horas atrás

Em um ano, setor cultural baiano perdeu 17,6% dos empregos e foi mais afetado do que a média do mercado de trabalho

Morre Dr. Adailton, médico da USF do Machadinho há 10 anos
Camaçari7 horas atrás

Morre Dr. Adailton, médico da USF do Machadinho há 10 anos

Salve o WhatsApp do Destaque1 e seja um Repórter Cidadão
Camaçari7 horas atrás

Salve o WhatsApp do Destaque1 e seja um Repórter Cidadão

Selos Bandeira Azul são renovados em Guarajuba e Itacimirim
Camaçari7 horas atrás

Selos Bandeira Azul são renovados em Guarajuba e Itacimirim

Festejos de São Thomaz de Cantuária começam dia 29 de dezembro; confira programação
Camaçari7 horas atrás

Festejos de São Thomaz de Cantuária começam dia 29 de dezembro; confira programação

Senai oferece mais de 500 bolsas de estudo para cursos técnicos na Bahia; há vagas para Camaçari
Educação7 horas atrás

Senai oferece mais de 500 bolsas de estudo para cursos técnicos na Bahia; há vagas para Camaçari

Sindicato dos Metalúrgicos se reúne com governo estadual e cobra vinda de nova empresa no lugar da Ford
Camaçari8 horas atrás

Sindicato dos Metalúrgicos se reúne com governo estadual e cobra vinda de nova empresa no lugar da Ford

Camaçari registra oito novos casos e dois óbitos por Covid-19
Saúde8 horas atrás

Camaçari registra oito novos casos e dois óbitos por Covid-19

Alisson Cassiano, ex-ABC de Natal, é o quarto reforço do Vitória
Esporte8 horas atrás

Alisson Cassiano, ex-ABC de Natal, é o quarto reforço do Vitória

Confira as 15 vagas oferecidas pelo SineBahia para esta quarta-feira em Lauro de Freitas
Emprego8 horas atrás

Confira as 15 vagas oferecidas pelo SineBahia para esta quarta-feira em Lauro de Freitas

MP-BA oferta 200 vagas de estágio para estudantes de Direito
Emprego8 horas atrás

MP-BA oferta 200 vagas de estágio para estudantes de Direito

Simm tem 190 vagas de emprego para Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho nesta quarta-feira
Emprego8 horas atrás

Simm tem 190 vagas de emprego para Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho nesta quarta-feira

Primeira parte da PEC dos Precatórios deve ser promulgada hoje
Política9 horas atrás

Primeira parte da PEC dos Precatórios deve ser promulgada hoje

Governo publica decreto que cria verbas para pagamento de R$ 400 do Auxílio Brasil em dezembro
Política9 horas atrás

Governo publica decreto que cria verbas para pagamento de R$ 400 do Auxílio Brasil em dezembro

Bolsonaro altera legislação do Prouni e libera para ex-alunos de escolas privadas que não tiveram bolsa
Educação1 dia atrás

Bolsonaro altera legislação do Prouni e libera para ex-alunos de escolas privadas que não tiveram bolsa

Em sessão solene na Câmara de Salvador, Júnior Borges recebe título de cidadão soteropolitano
Política2 dias atrás

Em sessão solene na Câmara de Salvador, Júnior Borges recebe título de cidadão soteropolitano

Elinaldo participa de ato solene que torna ACM Neto cidadão de Simões Filho
Últimas1 dia atrás

Elinaldo participa de ato solene que torna ACM Neto cidadão de Simões Filho

Ifba Camaçari está com inscrições abertas para 120 vagas em cursos técnicos
Educação1 dia atrás

Ifba Camaçari está com inscrições abertas para 120 vagas em cursos técnicos

Menos um, Deni de Isqueiro deixa a Bancada da Renovação
Política1 dia atrás

Menos um, Deni de Isqueiro deixa a Bancada da Renovação

Simm oferece 185 vagas de emprego e estágio para Salvador e Lauro de Freitas; confira
Emprego1 dia atrás

Simm oferece 185 vagas de emprego e estágio para Salvador e Lauro de Freitas; confira

Com geração de 120 empregos, Atacadão Novo Mix será inaugurado na Lama Preta
Camaçari1 dia atrás

Com geração de 120 empregos, Atacadão Novo Mix será inaugurado na Lama Preta

Camaçari possui 16 casos ativos de Covid-19
Camaçari1 dia atrás

Camaçari possui 16 casos ativos de Covid-19

Petrobras conclui venda de três usinas termelétricas de Camaçari para GPE
Negócios1 dia atrás

Petrobras conclui venda de três usinas termelétricas de Camaçari para GPE

Vila de Abrantes recebe Feira de Saúde da AFAB no sábado
Camaçari1 dia atrás

Vila de Abrantes recebe Feira de Saúde da AFAB no sábado

Dose de reforço da Janssen pode ser tomada a partir de dois meses de intervalo da dose única, define CIB
Saúde1 dia atrás

Dose de reforço da Janssen pode ser tomada a partir de dois meses de intervalo da dose única, define CIB

Camaçari: projeto Das Telas às Imagens ganha nova programação
Cultura1 dia atrás

Camaçari: projeto Das Telas às Imagens ganha nova programação

Prazo para adesão de mantenedoras ao Fies segue aberto até dia 14 de dezembro
Educação1 dia atrás

Prazo para adesão de mantenedoras ao Fies segue aberto até dia 14 de dezembro

Coral de estudantes do Colégio Dom Pedro II anima Boulevard Shopping nesta terça
Camaçari1 dia atrás

Coral de estudantes do Colégio Dom Pedro II anima Boulevard Shopping nesta terça

SineBahia: veja vagas de emprego e estágio em Salvador e Lauro de Freitas nesta terça-feira
Últimas1 dia atrás

SineBahia: veja vagas de emprego e estágio em Salvador e Lauro de Freitas nesta terça-feira

Argentina terá seis voos diretos para a Bahia a partir de janeiro
Turismo1 dia atrás

Argentina terá seis voos diretos para a Bahia a partir de janeiro

Funcionário dos Correios é trancado em porta-malas por bandidos após assalto em Salvador
Segurança1 dia atrás

Funcionário dos Correios é trancado em porta-malas por bandidos após assalto em Salvador

Festa paredão é encerrada em Praia do Forte e som apreendido
Segurança1 dia atrás

Festa paredão é encerrada em Praia do Forte e som apreendido

CCR Metrô Bahia abre seleção para áreas de engenharia e manutenção
Emprego1 dia atrás

CCR Metrô Bahia abre seleção para áreas de engenharia e manutenção

Primeira parte da PEC dos Precatórios deve ser promulgada hoje
Política9 horas atrás

Primeira parte da PEC dos Precatórios deve ser promulgada hoje

Geraldo Júnior bate o martelo em apoio a ACM Neto; MDB ainda negocia alianças
Política1 dia atrás

Geraldo Júnior bate o martelo em apoio a ACM Neto; MDB ainda negocia alianças

Bolsonaro altera legislação do Prouni e libera para ex-alunos de escolas privadas que não tiveram bolsa
Educação1 dia atrás

Bolsonaro altera legislação do Prouni e libera para ex-alunos de escolas privadas que não tiveram bolsa

Morre Dr. Adailton, médico da USF do Machadinho há 10 anos
Camaçari7 horas atrás

Morre Dr. Adailton, médico da USF do Machadinho há 10 anos

Simm tem 190 vagas de emprego para Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho nesta quarta-feira
Emprego8 horas atrás

Simm tem 190 vagas de emprego para Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho nesta quarta-feira

MP-BA oferta 200 vagas de estágio para estudantes de Direito
Emprego8 horas atrás

MP-BA oferta 200 vagas de estágio para estudantes de Direito

Alisson Cassiano, ex-ABC de Natal, é o quarto reforço do Vitória
Esporte8 horas atrás

Alisson Cassiano, ex-ABC de Natal, é o quarto reforço do Vitória

Governo publica decreto que cria verbas para pagamento de R$ 400 do Auxílio Brasil em dezembro
Política9 horas atrás

Governo publica decreto que cria verbas para pagamento de R$ 400 do Auxílio Brasil em dezembro

Confira as 15 vagas oferecidas pelo SineBahia para esta quarta-feira em Lauro de Freitas
Emprego8 horas atrás

Confira as 15 vagas oferecidas pelo SineBahia para esta quarta-feira em Lauro de Freitas

Sindicato dos Metalúrgicos se reúne com governo estadual e cobra vinda de nova empresa no lugar da Ford
Camaçari8 horas atrás

Sindicato dos Metalúrgicos se reúne com governo estadual e cobra vinda de nova empresa no lugar da Ford

Polícia Federal investiga superfaturamento em licitação do Inep
Educação1 dia atrás

Polícia Federal investiga superfaturamento em licitação do Inep

Virada Sustentável Salvador reúne cultura e debates sociais
Cultura1 dia atrás

Virada Sustentável Salvador reúne cultura e debates sociais

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.