Fique conectado conosco
BNI_AMARELO_728x90_SAIBA-COMO-PARTICIPAR
banners para site 728X90PX
IMG-20240217-WA0011

Especiais

Outubro Rosa: “O câncer não é o fim, é possível vencer”, afirma Marinalva Vencedora, que enfrentou a doença três vezes

Ela descobriu o câncer pela primeira vez ao fazer o autoexame da mama.

Daniela Oliveira

Publicado

em

Outubro Rosa: "O câncer não é o fim, é possível vencer", afirma Marinalva Vencedora, que enfrentou a doença três vezes
Marinalva Vencedora em 2019, antes da quimioterapia do terceiro câncer de mama. Foto: Robervânia Chagas

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama (células dos lobos, produtoras de leite ou dos ductos, por onde é drenado o leite), o que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. A doença ocorre quase que exclusivamente em mulheres, mas também acomete homens, ainda que seja mais raro, representando apenas 1% do total de casos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O câncer de mama tem 95% de chance de cura quando diagnosticado na fase inicial e feito o tratamento adequado em tempo oportuno, como aponta o Instituto Oncoguia. Além disso, a detecção em estágios iniciais diminui a agressividade no tratamento, que pode afetar a qualidade de vida. Prova viva disso é a trajetória de superação, fé e vitória de Marinalva Estevan Ferreira, de 45 anos, acometida três vezes pelo câncer de mama, nos anos de 2012, 2015 e 2019, e hoje curada.

Publicidade
destaque-1-lateral
banners para site 1080X1080PX
Contan
banner-sindiquimica--
IMG-20240217-WA0012
17-anos-sindborracha-1080X1080

A técnica de enfermagem Marinalva Vencedora, como é conhecida e gosta de ser chamada, reside no bairro do Jardim Limoeiro, em Camaçari, e faz parte do quantitativo de mulheres que tem o hábito de realizar o autoexame na mama. Mesmo sem histórico de câncer na família, o autocuidado nesse sentido sempre foi prioridade.

“Sempre tive o hábito de fazer o autoexame, antes mesmo dos 30 anos, e no ano de 2012, ao me autoexaminar, detectei um nódulo no bico [mamilo] do meu seio direito, indolor, que não se movimentava, do tamanho de um grão de feijão. Ao detectar esse nódulo, alguns dias depois eu comecei a ter retração mamária no tecido íntegro da mama. Eu deitava e algo puxava a pele para a parte interna da mama. Foi aí, então, que comecei a investigação. Após alguns exames solicitados pelo mastologista, especialista da mama, foi detectado que eu estava com câncer de mama, e nesse processo de 2012, tive que ser submetida a uma mastectomia radical modificada à direita, que é a retirada total da mama, com esvaziamento da axila, por conta dos nódulos cancerígenos, mas graças a Deus o câncer não estava espalhado pelas axilas”, lembra.

Além da cirurgia, Marinalva foi submetida à quimioterapia e hormonoterapia oral para bloquear a produção do hormônio estrogênio nas células mamárias e auxiliar no tratamento do câncer de mama receptor de hormônio positivo (câncer de mama com receptores de estrogênio e/ou progesterona) durante cinco anos.

Três anos se passaram desde o primeiro diagnóstico, e Marinalva, por recomendações médicas, realizava a cada seis meses exames de rastreamento para acompanhar o resultado do tratamento e averiguar se a doença não havia retornado. Foi em 2015 que ela teve a confirmação do segundo tumor, na cicatriz da primeira cirurgia. “Tive a recidiva da doença, no plastrão do tórax — porque eu não tenho mais a mama, então é chamado plastrão torácico pelos médicos —, e fui submetida a uma nova cirurgia, e, posteriormente, 28 sessões de radioterapia. Eu prossegui com o tratamento hormonal oral com tamoxifeno”, conta.

Após a superação do segundo câncer de mama, no ano de 2019, ao fazer um novo rastreamento, Marinalva foi diagnosticada com um novo nódulo, de novo no plastrão torácico. “Fui novamente submetida a uma nova cirurgia, e posteriormente à quimioterapia mais uma vez, e há um ano e nove meses estou passando por um novo tratamento de bloqueio hormonal, com injeção subcutânea mensal com o medicamento chamado Zoladex, que não é mais disponibilizado pelo SUS”, relata.

Outubro Rosa: "O câncer não é o fim, é possível vencer", afirma Marinalva Vencedora, que enfrentou a doença três vezes

Marinalva Vencedora em 2019, durante a quimioterapia do terceiro câncer de mama. Foto: Robervânia Chagas

Marinalva conta que fazia o tratamento da doença pelo plano de saúde, pago com o dinheiro que recebia do auxílio-doença. Desde agosto, no entanto, o benefício foi cortado, impossibilitando o pagamento do plano e obrigando-a, automaticamente, a interromper o tratamento. Uma nova perícia será realizada em dezembro, quando ela espera regularizar a situação.

E como lidar com a nova imagem diante do espelho? Marinalva afirma ter conseguido lidar com todas as mudanças em seu corpo após os procedimentos cirúrgicos e que nenhuma mudança estética é capaz de modificar a essência e o prazer de se sentir bem consigo mesma.

“Eu sempre fui uma mulher que me aceitei muito, sou bem resolvida comigo mesma, nunca quis nada artificial. Então, quando eu fiz a mastectomia, foi um momento difícil, porque não é fácil pra nenhuma mulher, porém me aceitei com meu novo corpo. Já tem quase 10 anos que eu retirei a mama e até hoje eu não fiz a reconstrução mamária por opção minha”, comenta Vencedora.

Outubro Rosa: "O câncer não é o fim, é possível vencer", afirma Marinalva Vencedora, que enfrentou a doença três vezes

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Hoje Marinalva Vencedora leva informação e conhecimento para outras mulheres em empresas, igrejas e instituições por meio de palestras gratuitas sobre o câncer de mama e a experiência de vencer três vezes a doença, e também ensina como realizar o autoexame corretamente. É um momento para troca e acolhimento. Para ela, todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é ou não normal em suas mamas.

“É muito importante que as mulheres se conheçam, se percebam e entendam seu corpo. Uma vez no mês, para aquelas [mulheres] que menstruam, uma semana após o início do ciclo menstrual, conta sete dias e aí pode ser feito o autoexame, ou na hora do banho, que a pele está deslizando, ou na frente do espelho, ou deitada com uma das mãos por trás da cabeça. Com a mão direita você começa a fazer movimentos circulares com as pontas dos dedos na mama esquerda e na axila, e buscando ver se tem algum nódulo ou algo desse tipo, ou alguma anormalidade. Depois com a mão esquerda você faz o mesmo processo na mama direita e observa se, além do nódulo, vai sair do mamilo alguma secreção de forma espontânea sanguinolenta, esverdeada ou com cheiro fétido”, explica.

Como parte de sua missão, ela comenta a necessidade de lembrar que o Outubro Rosa se faz todos os dias, “porque as mulheres precisam entender que o cuidado com a saúde é rotineiro, que é preciso procurar um ginecologista sempre e realizar os exames preventivos de acordo com a necessidade e idade de cada uma. O mês de outubro foi escolhido para destacar a nível mundial a importância da informação e prevenção do câncer de mama”. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia a cada dois anos, mesmo que não apresentem sintomas da doença.

Bem otimista e com uma fé inabalável, Marinalva Vencedora deixa uma mensagem para todas as mulheres. “O recado que eu deixo aqui para as mulheres que acabaram de receber o diagnóstico de câncer de mama, ou estão em tratamento, é que elas busquem forças em Cristo Jesus, que elas tenham um alicerce em Cristo Jesus, porque primeiro Deus, sem Deus é impossível superar ou passar por um processo desse, sem ter um alicerce espiritual. Independente da religião, Cristo é soberano. Então vá ao médico com frequência, sigam as orientações dos seus médicos ginecológicos, mastologistas, oncologistas e realizem os exames periódicos conforme prescritos. Façam atividade física, tenham uma alimentação controlada, procurem viver mais a vida, valorizar mais as pessoas que estão do seu lado. Amem mais, perdoem mais, porque a partir do momento que recebemos o diagnóstico de câncer de mama, é uma nova vida, é uma nova visão de vida. E acredito que é uma nova vida, mas não para a morte, e sim transformar a nossa dor em algo positivo”.

“Não desistam, continuem se amando e amando a vida. O câncer não é o fim, é possível vencer. Lutem, lutem porque juntas somos mais que vencedoras em Cristo Jesus“.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.
Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Doe R$10. Chave Pix: fortalece@destaque1.com
Publicidade
destaque-1-lateral
banners para site 1080X1080PX
Contan
banner-sindiquimica--
IMG-20240217-WA0012
17-anos-sindborracha-1080X1080
Para o presidente da Alba, PEC da reeleição 'não garante mais um mandato'
Bahia 18 de março às 20:25

Para o presidente da Alba, PEC da reeleição ‘não garante mais um mandato’

Elinaldo pede prioridade de vagas na BYD à população de Camaçari
Geral 18 de março às 19:47

Elinaldo pede prioridade de vagas na BYD à população de Camaçari

Com Ricardo Chaves, Ramon Cruz, Magary Lord e Jonga Cunha, movimento musical agitará orla de Salvador
Cultura e Entretenimento 18 de março às 18:00

Com Ricardo Chaves, Ramon Cruz, Magary Lord e Jonga Cunha, movimento musical agitará orla de Salvador

Nath Finanças e Socorro Acioli são confirmadas na programação da Bienal do Livro Bahia
Cultura e Entretenimento 18 de março às 17:50

Nath Finanças e Socorro Acioli são confirmadas na programação da Bienal do Livro Bahia

Olodum celebra 45 anos de carreira com show na Concha Acústica na sexta
Cultura e Entretenimento 18 de março às 17:45

Olodum celebra 45 anos de carreira com show na Concha Acústica na sexta

PL institui validade mínima de um ano para créditos de celular pré-pago
Geral 18 de março às 17:44

PL institui validade mínima de um ano para créditos de celular pré-pago

Número 192 do Samu em Camaçari está fora do ar nesta segunda
Geral 18 de março às 17:39

Número 192 do Samu em Camaçari está fora do ar nesta segunda

Tagner Cerqueira propõe Título de Cidadão de Camaçari ao baiano Davi Brito
Política 18 de março às 16:46

Tagner Cerqueira propõe Título de Cidadão de Camaçari ao baiano Davi Brito

Em alusão ao Dia da Água, Salvador Norte Shopping abre loja com oficinas gratuitas
Meio Ambiente 18 de março às 16:12

Em alusão ao Dia da Água, Salvador Norte Shopping abre loja com oficinas gratuitas

UPA de Arembepe recebe nova ambulância do Governo da Bahia
Camaçari 18 de março às 15:11

UPA de Arembepe recebe nova ambulância do Governo da Bahia

OR Empreendimentos Imobiliários estuda investir R$ 200 milhões em Camaçari
Economia 18 de março às 14:56

OR Empreendimentos Imobiliários estuda investir R$ 200 milhões em Camaçari

Em Camaçari, Feira Saúde Mais Perto realizou cerca de 10 mil atendimentos
Saúde 18 de março às 12:53

Em Camaçari, Feira Saúde Mais Perto realizou cerca de 10 mil atendimentos

Cofic destaca crescimento feminino em empresas do Polo Industrial de Camaçari
Economia 18 de março às 12:37

Cofic destaca crescimento feminino em empresas do Polo Industrial de Camaçari

Corpo de homem é encontrado com mãos amarradas na Estrada da Cetrel em Camaçari
Segurança 18 de março às 11:30

Corpo de homem é encontrado com mãos amarradas na Estrada da Cetrel em Camaçari

Senai Bahia oferece 210 vagas para cursos de pós-técnico ou graduado
Oportunidade 18 de março às 11:18

Senai Bahia oferece 210 vagas para cursos de pós-técnico ou graduado

Suspeito de tráfico de drogas morre em confronto com a polícia no Parque das Mangabas
Segurança 18 de março às 10:50

Suspeito de tráfico de drogas morre em confronto com a polícia no Parque das Mangabas

CLN abre vaga para jovem aprendiz na orla de Camaçari
Oportunidade 18 de março às 10:38

CLN abre vaga para jovem aprendiz na orla de Camaçari

Doron ganha nova linha de ônibus a partir desta segunda em Salvador
Mobilidade 18 de março às 10:11

Doron ganha nova linha de ônibus a partir desta segunda em Salvador

A partir de julho, Aeroporto de Salvador terá mais opções de voos diretos entre capital e Santiago
Turismo 18 de março às 10:01

A partir de julho, Aeroporto de Salvador terá mais opções de voos diretos entre capital e Santiago

Corpo de idosa de 63 anos é encontrado dentro de casa no Bairro dos 46 em Camaçari
Segurança 18 de março às 9:50

Corpo de idosa de 63 anos é encontrado dentro de casa no Bairro dos 46 em Camaçari

Pela primeira vez, Nova Iguaçu bate Vasco e alcança final do Carioca
Esporte 18 de março às 9:00

Pela primeira vez, Nova Iguaçu bate Vasco e alcança final do Carioca

Simm oferece 62 vagas de emprego e estágio para Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari; veja lista
Oportunidade 18 de março às 8:45

Simm oferece 62 vagas de emprego e estágio para Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari; veja lista

error: Alerta: para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.