O transporte público é alvo constante de críticas em Camaçari, e neste sábado (5) será pauta de manifestação. O ato, que acontecerá às 8h, será na Praça Desembargador Montenegro, e cobra a licitação do serviço na cidade.
O protesto é organizado pelo Coletivo Nós por Nós, Coletivo Quilombo Urbano, União da Juventude Comunista (UJC), Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT) e PT Camaçari.
“A licitação é necessária porque não existe empresa regular na cidade que seja responsável pelo transporte, o que existe são cooperativas, que funcionam há anos por força de um T.A.C. [Termo de Ajuste de Conduta], mas que nenhuma atende à demanda da população de Camaçari. Com a licitação a prefeitura apresentaria regras a serem cumpridas pela empresa licitada, como qualidade dos ônibus e quantidade de passageiros, abrindo espaço para debater a integração da sede e orla, integração digital, organização dos itinerários e ampliação e renovação de frotas, entre outros”, defende Darley Lima, membro da executiva JPT.
Além da licitação, os coletivos querem pautar a integração do transporte público entre sede e orla. Segundo Lima, nesta sexta-feira (4) um documento será protocolado junto ao Ministério Público com as reivindicações.