O Instituto Cervantes Salvador preparou uma programação especial em homenagem ao Dia Mundial do Livro, comemorado em 23 de abril, para divertir todas as idades. No sábado (26), às 15h, a biblioteca do instituto vai sediar o workshop “Vestindo os Erês”, com a artista visual colombiana Elena Landínez, ilustradora do livro “Mother Other”. Na ocasião, os participantes aprenderão a customizar máscaras e fantasias inspiradas nos diversos seres que povoam o mundo ilustrado do livro. A oficina é gratuita.
“Mother Other” integra o projeto More Than Human Life Project (MOTH), do Programa de Pesquisa e Ação pelos Direitos da Terra (TERRA), realizado pela Faculdade de Direito da Universidade de Nova Iorque. Referindo-se à “Mãe Terra”, o livro é um passaporte para um universo lúdico com coloridas ilustrações de seres vivos de diversos tipos e tamanhos. Ou, como define a própria Elena, “é uma história em que o começo é o fim e o fim é o começo, inspirado nas vidas ‘mais-que-humanas’. É um convite para brincar com o livro, com a história, encontrando imagens dentro de imagens”, conta a ilustradora.
Para a diretora do Instituto Cervantes Salvador, Rosa Sánchez-Cascado, o evento será uma oportunidade de explorar, criar e se encantar com a produção literária. “Vai ser um workshop interativo e criativo, onde o universo de um livro ganha vida. Uma experiência para todas as idades, celebrando a magia da leitura”, garante.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do Instituto Cervantes Salvador.
Sobre a ilustradora
Atualmente residindo em Salvador, a colombiana Elena Landínez é uma artista visual que explora a relação entre os seres humanos e as demais espécies. Marcada e inspirada pelo movimento das águas e dos sonhos, a ilustradora aposta na imaginação para criar coleções, desenhos, escritas, fotografias e pinturas. Sua obra poética é uma provocação a repensar novos caminhos, a sonhar e inventar outras histórias.