A Praça da Matriz de Vilas de Abrantes sediará, neste domingo (6), a III Concentração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo da Orla de Camaçari. O evento, que terá início às 9h, é organizado pelo Instituto Social Neuratípico (ISNA) e visa promover a conscientização da sociedade civil sobre a neurodiversidade, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.
A programação do dia incluirá a entrega de camisetas alusivas à causa, palestras e distribuição de folders informativos para dar visibilidade à comunidade autista e promover a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um dos temas centrais a serem discutidos será a importância da educação inclusiva.
Essa é a terceira edição do evento, que busca sensibilizar o poder público, empresários e a sociedade em geral para as necessidades das famílias atípicas. “Precisamos ser vistos e ouvidos para que a sociedade compreenda o que é o Autismo”, enfatiza a presidente do ISNA, Lilian Roberta.
“O diagnóstico não é uma sentença, é um ponto de partida para conhecer melhor esse ser humano. A neurodivergência é só mais uma característica dele. Quando aprendemos que o amor é maior que a questão neural, tudo flui melhor”, defende.
Sobre o ISNA
Fundado oficialmente há dois anos, o Instituto Social Neuratípico surgiu a partir de um grupo de mães de autistas da costa de Camaçari, criado há quatro anos com o objetivo de acolher, direcionar e apoiar essas famílias, que anteriormente não possuíam voz e acolhimento. Atualmente, o ISNA assiste cerca de 400 famílias com uma equipe de 13 pessoas.
A missão do instituto é acolher crianças e adolescentes neurodivergentes e suas famílias, reconhecendo o suporte familiar como primordial para o desenvolvimento dos indivíduos. Para aqueles que desejam apoiar o trabalho do ISNA, a instituição aceita doações e trabalho voluntário.