Vereadores definem ações para minimizar danos ocasionados pelo derramamento de óleo no litoral de Camaçari

Após uma semana de discussão entre o Legislativo e Executivo que, mesmo antes da chegada das manchas de óleo no litoral de Camaçari, têm se reunido para definir ações que minimizem o impacto do desastre ambiental, o presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Curvelo (DEM), se reuniu, nesta sexta-feira (18), com os vereadores Vaninho da Rádio (DEM) e Flávio Matos (DEM), presidente e membro da Comissão de Meio Ambiente e Turismo da Casa Legislativa, respectivamente. O encontro ocorreu na Secretaria Municipal de Turismo, em Guarajuba, com o gestor da pasta, Gilvan Souza, e a subsecretária Lúcia Bichara.

Na reunião, o secretário informou quais ações já estão em andamento para resolver o que tem sido considerado um dos principais desastres ambientais dos últimos anos na região. “Nesta quinta-feira (17) nos reunimos com o governador Rui Costa e demais representantes de órgãos como o Inema, Marinha e Corpo de Bombeiros, com o objetivo de montar uma equipe unificada de ações e planejamento dos dias de trabalho para a retirada do óleo das praias do nosso litoral”, informou o gestor da pasta.

Flávio Matos, Jorge Curvelo e Gilvan Souza

Ainda neste mesmo encontro ocorrido ontem, o prefeito Elinaldo, juntamente com os demais prefeitos dos municípios onde as manchas de óleo apareceram, homologaram um decreto de emergência que seguirá para Brasília com o objetivo de garantir recursos financeiros para potencializar as frentes de trabalho. Na mesma ocasião, Elinaldo deu o tom à reunião e sugeriu a realização de uma reunião mais ampla, dessa vez, com os governadores dos demais estados do nordeste atingidos pela mancha de óleo. A sugestão foi acatada pelo governador que, em breve, deverá convocar outro encontro entre os governadores dos demais estados afetados.

Já no encontro de hoje, além de uma discussão para saber sobre a dimensão dos problemas, os impactos causados pelas manchas e definir os últimos detalhes para um grande mutirão que será realizado na próxima semana, foram distribuídos os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), como luvas e botas, para dar continuidade às ações. Os equipamentos irão garantir a segurança dos voluntários das novas equipes de limpeza.

“Temos realizado reuniões permanentes, em parceria entre Executivo e Legislativo, para desenvolver uma ação conjunta no combate a esse grande desastre ambiental. A Câmara tem nos fortalecido com recursos humanos e ajudando a compor a nossa luta através de equipamentos e procurando parcerias com o comércio local, para que o mesmo seja também parceiro nesta ação”, enfatizou Gilvan.

“O legislativo municipal está bastante preocupado com o avanço das manchas no nosso litoral. Isso afeta não somente o meio ambiente como também a economia, prejudicando a nossa produção pesqueira e os barraqueiros. Temos que tomar providência para tentar minimizar este problema, pois as praias são um importante vetor turístico de Camaçari”, disse o vereador Jorge Curvelo.

A Câmara está empenhando, nos próximos dias, toda a logística para a realização de um grande mutirão de limpeza com o apoio do Legislativo, comércio local, servidores e moradores. A ação deve ocorrer na próxima terça-feira (22), e visa minimizar os prejuízos ocasionados pelas manchas de óleo que chegaram às praias do município, entre elas, Arembepe, Guarajuba e Itacimirim.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.