A Câmara Municipal de Camaçari aprovou nesta quinta-feira (21) a indicação n° 282/2019 que solicita ao prefeito Elinaldo Araújo (DEM) a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Na defesa da matéria, o autor, vereador Jackson Josué (PT) acredita que o instrumento será capaz de contribuir no combate à criminalidade no município. “Vai ajudar no combate à criminalidade e trazer uma qualidade de vida e segurança pública para o povo de Camaçari”, destacou.
Ainda na tribuna, o petista ressaltou que a segurança pública é de responsabilidade do Governo do Estado e que a Camaçari já contou com outros instrumentos de combate à violência, como a Guarda Municipal. “É de conhecimento de todos que a segurança pública é de responsabilidade estadual. Em Camaçari nós tínhamos uma guarda municipal, essa guarda municipal foi extinta na gestão do ex-prefeito e atual vice-prefeito [José] Tude”.
O líder da bancada de governo, Zé do Pão (PTB), rebateu o vereador de oposição ao tempo em que o parabenizou pela matéria. “Ele fala que a guarda foi extinta lá atrás no governo de Tude, mas eles passaram 12 anos no governo e não trouxeram a guarda de volta”, reiterou.
Para Zé do Pão, além da criação da secretaria é necessário um diálogo junto ao governo estadual para o aumento do efetivo policial na cidade e por parte da Casa, cabe fazer indicações de “bases [de segurança] para cada bairro de Camaçari, trazendo assim mais segurança para a nossa população”.