Varanda Quabales homenageia Preta Gil nesta sexta

Artistas convidados levarão suas versões para as músicas da artista, além de contarem histórias que envolvem a cantora. 
Foto: Alex Santana

A quarta edição do projeto Varanda Quabales, que acontece sempre na frente do Centro Cultural Quabales, no Nordeste de Amaralina, em Salvador, homenageará a cantora Preta Gil nesta sexta-feira (22), a partir das 17h. Madrinha do instituto, Preta foi voz atuante na divulgação da iniciativa criada pelo multi-instrumentista baiano Marivaldo dos Santos e pela produtora cultural Fernanda Mello, que ajudou a formar músicos e profissionais das artes das periferias de Salvador.

“Essa homenagem é também uma forma de agradecer, porque Preta sempre acreditou no Quabales, o projeto social e a banda, tanto que ela e Daniela, amigas de longa data, cantaram juntas pela primeira vez com uma música do Quabales, com a banda. Preta sempre abraçou esses projetos e essa homenagem vai além de só tocar as músicas dela. É um agradecimento mesmo, fazer a favela saber o quanto ela estava em nossa vida”, conta Marivaldo dos Santos.

Publicidade
banner-site-4-600x500
600x500
Ativa
Contan

O evento contará com shows do Quabales Banda, que, no repertório, confirmou a música “Balacobaco Up and Down”, um feat do grupo baiano com Preta Gil e Daniela Mercury. Na line-up estão também a cantora Gabriela Lima, o Samba Gringa (projeto especial de artistas independentes que cantam clássicos da música estrangeira e da música brasileira em samba); As Pretas, duas cantoras do Nordeste de Amaralina que apresentam o repertório autoral; e o Jam Session, habitual do Varanda Quabales, que, na ocasião, será formado só por artistas musicistas mulheres, um reforço de uma pauta também defendida por Preta Gil. A iniciativa ganhou o nome de Quabelas, que chega para marcar o movimento da música instrumental feminina. O projeto terá ainda os DJs Bennett e Mah, com participação de Ayuih; Mãe Taiane Macedo, cantora e liderança religiosa à frente do Terreiro CUMOA.

Durante o evento será inaugurada ainda uma placa em homenagem à artista carioca, filha de baianos e que viveu uma parte de sua vida em Salvador, e estabeleceu laços importantes com a cultura da cidade. Os artistas convidados levarão suas versões para as músicas de Preta, além de contarem histórias que envolvem a cantora.

WhatsApp Clique aqui e siga o canal do Destaque1 no WhatsApp
Entrar

O Varanda Quabales nasceu inspirado no conceito de “block party”. Comum em Nova York, trata-se de uma festa na rua geralmente organizada pelos moradores do local. Entre as 17h e as 22h, o público poderá conferir uma série de manifestações artísticas, levando a diversidade da produção cultural baiana para o Nordeste de Amaralina.

A inspiração para o evento parte da experiência dos idealizadores, Marivaldo dos Santos e Fernanda Mello. Nomes à frente do Varanda Quabales, o multi-instrumentista baiano e a produtora vivem na ponte aérea entre Salvador e Nova York, e trouxeram para cá a ideia do projeto, que mistura a música instrumental de ritmos diversificados com os trabalhos autorais de artistas baianos.

Com proposta de edições mensais, a cada edição a Varanda Quabales, promovida pelo Favellê Music, terá, na Jam Sessions, a mistura de músicos que tocam na banda Quabales com outros instrumentistas que atuam na cena de Jazz, promovendo um intercâmbio musical que vai tornar a experiência ainda mais rica para o público. Além disso, durante a jam, acontecerá momentos de “open mic”, quando os microfones ficam abertos para manifestações de artistas que queiram se apresentar, como músicos, cantores e MCs.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Chave Pix: [email protected]

Leia também

Educação

SEC libera novo crédito do ‘Bolsa Presença’ nesta quinta

Oportunidade

Cagiba oferta 300 vagas gratuitas para aulas de ginástica artística em Salvador

Cultura e Entretenimento

Simpa grava audiovisual ‘Tudo Vira Pagode’ nesta sexta em Guarajuba

Educação

Santander e Amazon ofertam 50 mil vagas gratuitas para formação em tecnologia

Cultura e Entretenimento

Com ingressos para sábado esgotados, Festival de Verão anuncia reta final de vendas para domingo

Justiça

Polícia Federal faz nova operação contra o Banco Master

Destaque da Política podcast #7 | Márcio Neves, secretário de Educação

Mais lidas

nova-unidade-agencia-central-sinebahia-rui-costa-inauguracao-terminal-pituacu_emprego

SineBahia tem vagas de emprego em Salvador, Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas nesta quarta

Fios-furtados-na-BYD

Homem é preso após furto de cobre na fábrica da BYD em Camaçari

Santander - Foto - Patrick Abreu - Destaque1

Santander e Amazon ofertam 50 mil vagas gratuitas para formação em tecnologia

Ginástica-Artística-foto-Jéssica-Tavares-Sudesb

Cagiba oferta 300 vagas gratuitas para aulas de ginástica artística em Salvador

Fafen-camacari-foto-rafael-kuster

Fafen deve iniciar produção de ureia em Camaçari até o fim de janeiro

Últimas

Bolsa Presença

SEC libera novo crédito do 'Bolsa Presença' nesta quinta

Limpeza - Sesp

Mutirão promove serviços de limpeza no Verdes Horizontes

donald-trump-foto-isac-nobrega

EUA suspendem vistos de imigração para Brasil e outros 74 países

camacari-vista-aerea-ranking- centro - foto-rafael-kuster

Camaçari recebe programa 'Invest Verde Bahia'; inscrições estão abertas

Pelourinho tem Cheiro de Amor, Ana Mametto, Samba da Resistência e 'Pelô em Cena' nesta quarta

Matrículas na rede pública municipal

Matrículas para alunos regulares da rede pública acontecem nesta semana

Lavagem do Bonfim

Do Comércio à Colina: tradicional Lavagem do Bonfim acontece nesta quinta

Fundo de Financiamento Estudantil,Fies

Fies: prazo para complementar inscrições postergadas começa hoje

Ministro da Justiça e Lula

Advogado baiano é nomeado por Lula para assumir Ministério da Justiça

Sisu - Foto - Patrick Abreu - Destaque1

Sisu 2026 ofertará 24,7 mil vagas na Bahia

Ginástica-Artística-foto-Jéssica-Tavares-Sudesb

Cagiba oferta 300 vagas gratuitas para aulas de ginástica artística em Salvador

Fafen-camacari-foto-rafael-kuster

Fafen deve iniciar produção de ureia em Camaçari até o fim de janeiro

cantor Simpa foto Kleber Lobo

Simpa grava audiovisual 'Tudo Vira Pagode' nesta sexta em Guarajuba

Governo federal regulamenta técnica profissional de acupuntura no Brasil

Santander - Foto - Patrick Abreu - Destaque1

Santander e Amazon ofertam 50 mil vagas gratuitas para formação em tecnologia

collage

Com ingressos para sábado esgotados, Festival de Verão anuncia reta final de vendas para domingo

Fachada-Banco-Master-Foto-Rovena-Rosa-Agência-Brasil

Polícia Federal faz nova operação contra o Banco Master

nova-unidade-agencia-central-sinebahia-rui-costa-inauguracao-terminal-pituacu_emprego

SineBahia tem vagas de emprego em Salvador, Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas nesta quarta

collage

Turnê 'Gongada Drag' passa por Salvador em 28 de janeiro; ingressos estão à venda

Fios-furtados-na-BYD

Homem é preso após furto de cobre na fábrica da BYD em Camaçari