Visando resguardar a segurança e o bem-estar tanto de moradores, turistas e visitantes quanto de quem vai trabalhar durante o Festival de Arembepe 2025, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), vai proibir, no decorrer da festa, que vendedores ambulantes e barraqueiros, além de estabelecimentos, como bares, lanchonetes e afins, comercializem ou façam o uso de objetos perfurocortantes, a exemplo de garrafas, copos e pratos de vidro, bem como de espetos ou de qualquer outro material com o qual se possa causar danos a terceiros.
A proibição foi estabelecida através da Portaria nº 19/2025, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), edição nº 2.585. A medida entra em vigor a partir das 5h de sexta-feira (28) até as 5h da terça-feira (1), na Rua Direta de Arembepe, no trecho que compreende as praças Salustiano Santiago de Souza (antiga das Amendoeiras), Tia Deja (antiga dos Coqueiros) e Isaac Marambaia, além da parte interna da Arena Principal, onde ficará instalado o Palco Katita, e nas ruas adjacentes. De acordo com a Sesp, ocorrerá a interdição do estabelecimento comercial que descumprir as determinações do documento.
O Festival de Arembepe terá início no sábado (29), com a tradicional lavagem, quando, a partir das 9h, o cortejo religioso desfila pelas ruas, entre baianas e diversos grupos culturais do município, em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro da localidade.
A partir daí, o evento ganha a participação de blocos de rua e de artistas e bandas de projeção nacional, regional e local, que se revezam, também, nos palcos Katita e da Diversidade até a noite de segunda-feira (31), fazendo a alegria do evento, que encerra, com chave de ouro, a temporada das tradicionais lavagens e festas populares do município.
Realizado pela administração municipal, por meio da Secretaria de Governo (Segov) e através da Coordenação de Eventos, o Festival de Arembepe conta com apoio das demais secretarias e instituições municipais.