No mês de maio, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A/Gravatá registrou um aumento de 2% no número de pacientes atendidos, totalizando 7.166, comparado aos 7.016 atendimentos apontados no mês de abril. Os dados representam uma média de 231 pessoas, entre adultos e adolescentes acima de 13 anos, atendidas por dia na unidade. Além dos dados expressivos, foram realizados 7.036 exames laboratoriais, 1.355 exames de radiografia (RX), 54 transferências e 8.777 medicamentos dispensados.
Segundo o Instituto Saúde Integrada da Bahia (Isiba), responsável pela administração da UPA da Gleba A/Gravatá, a unidade vem apresentando uma curva crescente quanto ao número de atendimento nos últimos três meses, o que pode ocorrer por diversos fatores, como o período chuvoso, que favorece a propagação de sintomas gripais. Os casos mais recorrentes são referentes a síndrome gripal, diarreia, hipertensão, cefaleia e dor lombar, entre outros.
Quanto ao tempo de espera para atendimento na UPA Gleba A/Gravatá, a unidade apresentou valores significativamente inferiores aos prazos máximos previstos pelo Protocolo de Manchester, evidenciando um fluxo de atendimento mais ágil.
O Protocolo de Manchester é uma metodologia científica que confere classificação de risco para os pacientes que buscam serviços em uma unidade de pronto atendimento com base na gravidade de seus sintomas. Ele ajuda a identificar os casos mais graves, que precisam de atendimento imediato, e os menos urgentes, que podem aguardar. O comparativo entre o tempo de espera e o Protocolo de Manchester mostra que a unidade foi extremamente eficiente no cumprimento.
Observe:
– Classificação Vermelha
Atendimento imediato
– Classificação Amarela
Tempo de espera UPA Gleba A/Gravatá: 19 minutos
Tempo máximo Protocolo de Manchester: 60 minutos
– Classificação Verde
Tempo de espera UPA Gleba A/Gravatá: 39 minutos
Tempo máximo Protocolo de Manchester: 120 minutos
– Classificação Azul
Tempo de espera UPA Gleba A/Gravatá: 16 minutos
Tempo máximo Protocolo de Manchester: 240 minutos
Essa comparação demonstra que a UPA da Gleba A/Gravatá está operando de forma eficiente, conseguindo atender pacientes em um tempo consideravelmente menor do que o recomendado.
Com base na pesquisa de satisfação realizada pela Solvis Solução Definitiva em Pesquisa de Satisfação, na qual foram coletadas 428 respostas, a unidade obteve 100% de aprovação nos principais serviços ofertados.