A partir de março, a Unigel Agro retomará a produção de fertilizantes nitrogenados na antiga fábrica da Fafen, no Polo Industrial de Camaçari. O anúncio foi feito na assinatura do contrato entre a Proquigel Química S.A., empresa do Grupo Unigel, e a Petrobras para o fornecimento de gás natural a unidades de fertilizantes na Bahia e Sergipe, arrendadas pela estatal à companhia do setor petroquímico.
O arrendamento das fábricas à Unigel, formalizado em agosto do ano passado, tem prazo de 10 anos, com possibilidade de renovação por mais uma década. Ambas as fábricas passaram a se chamar Unigel Agro.
Com a assinatura do contrato de gás natural, a Unigel retoma a produção nacional de fertilizantes nitrogenados. “O contrato de fornecimento firmado com a Petrobras será suficiente para abastecer as duas fábricas de fertilizantes. Isso ajudará a Unigel a suprir uma demanda importante de insumos para agricultura, pecuária e indústria nacional, que hoje depende da importação de outros países, retomando a produção de ureia e sulfato de amônio”, afirma Roberto Noronha Santos, CEO da empresa.
“A Unigel Agro contribuirá também para a geração de empregos nos estados da Bahia e Sergipe e fortalecerá ainda mais a competitividade do agronegócio brasileiro”, ressalta Noronha. A expectativa da empresa é de gerar 1.500 empregos diretos e indiretos nos dois estados com a entrada em operação das duas fábricas.
Na assinatura do protocolo de intenções com o Governo do Estado da Bahia em meados do ano passado, a empresa anunciou o investimento de R$ 95 milhões para reativar a unidade da Fafen no Polo Industrial de Camaçari, que terá capacidade de produção de até 3,38 mil toneladas/dia.