O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) instala nesta sexta-feira (31) a 3ª Vara Cível da comarca de Camaçari. A cerimônia acontece às 14h, no Fórum Clemente Mariani, localizado na Rua Contorno do Centro Administrativo. A seção cível atende causas relacionadas à família, consumidor, compra e venda, danos morais, contratos e cobranças, entre outras.
A criação da nova unidade judicial é resultado da mobilização conjunta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Camaçari e OAB Bahia, que têm atuado em defesa do fortalecimento da estrutura do Judiciário no interior do estado. Entre as ações empreendidas pelas entidades estão visitas institucionais e atos públicos, além do envio de ofícios pela seccional ao TJ-BA e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de melhorar a prestação jurisdicional nos municípios baianos.
O presidente da OAB Camaçari, Eduardo Requião, destacou que a conquista é fruto de anos de luta e diálogo institucional. “Essa é uma demanda histórica da advocacia e da sociedade civil de Camaçari, que há muito tempo reivindicavam o fortalecimento da estrutura do Judiciário local. Esse resultado só foi possível graças à atuação firme da OAB Bahia, sob a liderança da presidenta Daniela Borges, e ao trabalho incansável da nossa subseção”, ressaltou.
Para a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, a instalação da nova Vara representa uma importante conquista para a advocacia e para a sociedade. “A valorização da classe no interior e o acesso do cidadão à Justiça são duas das nossas principais pautas. Tenho certeza de que essa nova unidade contribuirá significativamente para a melhoria das condições de trabalho da advocacia e para a efetividade dos direitos da população de Camaçari e região”, afirmou.




