Com a expectativa de grande público durante a Festa de Iemanjá, que acontece no domingo (2), no bairro do Rio Vermelho, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) montou um esquema especial de transporte público para facilitar o acesso dos participantes ao evento. O planejamento inclui reforço nas linhas de ônibus, frota reguladora e a organização de pontos de táxi e mototáxi estratégicos para atender a demanda.
As linhas de ônibus que conectam bairros estratégicos de Salvador, como as estações Pirajá e Mussurunga, terão horários ampliados e frota reforçada. Será prolongada até a 0h a operação das linhas Estação Pirajá – Barra 1; Estação Pirajá – Barra 2; Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/7 de Abril – Barra; Pau da Lima – Nordeste, e Nordeste – Ribeira.
Ao todo, sete veículos da frota reguladora estarão distribuídos no Shopping Paseo, na Avenida ACM, e na Estação da Lapa, disponíveis das 18h à 1h no sábado (1) e domingo (2). Esses ônibus só serão acionados conforme a demanda, para evitar superlotação nos horários de pico.
O tráfego será interditado no entorno do Rio Vermelho a partir das 22h de sábado (1) até as 6h da segunda-feira (3). Com isso, ônibus que passam pelas áreas interditadas terão seus itinerários ajustados, com desvios por vias como a Avenida Anita Garibaldi, Rua Lucaia e Avenida Juracy Magalhães Júnior.
Para maior comodidade, a Semob organizou pontos exclusivos de táxi e mototáxi na Rua Conselheiro Pedro Luiz (Praça Rios de Azevedo), Avenida Oceânica/Travessa Bartolomeu de Gusmão (sentido Rua da Paciência), Rua Marquês de Monte Santo (sentido Itapuã) e Largo da Mariquita (sentido Avenida Juracy Magalhães Júnior).