Últimas
Transporte da RMS passa a contar com 20 ônibus elétricos; Lauro de Freitas e Simões Filho iniciarão projeto-piloto
O governador Rui Costa (PT) entregou hoje (5) os veículos.

Publicado
em
Por
Camila São José
O sistema de transporte público da Região Metropolitana (RMS) passa a contar com 20 novos ônibus elétricos a partir desta segunda-feira (5). O governador Rui Costa (PT) fez hoje a entrega dos veículos, ao lado da prefeita Moema Gramacho (PT), em cerimônia no bairro de Ipitanga, Lauro de Freitas, em frente à Arena de Esportes da Bahia.

Foto: Patrick Abreu/Destaque1
Lauro de Freitas e Simões Filho serão as duas primeiras cidades beneficiadas com os ônibus. No projeto-piloto, inicialmente os veículos farão as linhas Ilha de São João x Terminal Pituaçu, e Kartódromo (Praia de Ipitanga) x Terminal Pituaçu. A empresa responsável pelo serviço será a Viação Jequié Cidade Sol. A previsão é que, até o fim da semana, a população já possa contar com o serviço de forma integral.
Os ônibus fazem parte do Projeto-piloto Ecológico, do governo estadual, são ecológicos e sustentáveis, e serão abastecidos em dois terminais de integração com o metrô, Retiro e Pituaçu, além do Estádio Roberto Santos (Pituaçu), que dispõe de tecnologia para produção de energia solar. Uma das metas é diminuir o impacto ao meio ambiente.
“Ainda não temos no Brasil uma experiência maior do que essa”, celebrou Rui ao pontuar o custo operacional e de manutenção dos ônibus em relação aos movidos a diesel. “O custo operacional é muito, muito menor”.
No entanto, o governador frisou que o valor de compra dos ônibus elétricos é maior, e ainda não há uma linha de crédito especial nem fundo de investimento diferenciado. “A diferença do financiamento do ônibus de diesel para esse praticamente inexiste”.

Foto: Patrick Abreu/Destaque1
Os 20 veículos adquiridos pelo Governo do Estado equivalem a 5% da frota total do Subsistema Metropolitano a ser renovada. O investimento para a compra dos ônibus, feito através da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), é de R$ 44,7 milhões. A regulação da operação será realizada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).
Segundo Rui Costa, o modelo testado a partir de hoje em Salvador e Lauro de Freitas é aquele para o qual “o mundo inteiro está migrando”, com a aquisição dos ônibus pelo Poder Público e contratação pelo Estado de uma empresa para fazer a operação das linhas, ou seja, uma parceria público-privada (PPP). “O modelo no mundo está mudando para onde, ao invés de empresários serem proprietários de equipamentos, eles são prestadores de serviços públicos. E eu sempre disse em reuniões, e o que eu digo em reunião eu posso repetir publicamente, que é igual a gente fazer uma PPP de saúde”, disse.
“Aqui está um modelo que eu considero que o mundo inteiro está migrando, onde o Poder Público faz o investimento dos equipamentos e contrata a gestão, a operação do serviço, e vai ser feito por gente que conhece a operação, a prestação desse serviço. Não precisa o Estado fazer diretamente, porque o Estado não conhece e, portanto, o Estado contrata quem conhece. Então, desonera o serviço e faz um subsídio direto”.
Conforme o governador, o planejamento é que toda a frota da RMS seja substituída por ônibus elétricos. Diante do projeto, Rui sinalizou que há uma conversa não só com a BYD, responsável pela fabricação dos ônibus entregues hoje, mas com outras empresas, para a instalação de uma fábrica de carros elétricos na planta da Ford, em Camaçari. O petista não confirmou se os veículos utilizados no transporte público poderão também ser produzidos na Bahia.
Rui ainda destacou, durante coletiva de imprensa, que em breve deverá ser iniciada a obra da estação de metrô do Parque Shopping, em Lauro de Freitas, atrasada pela pandemia de Covid-19.
Assista:

O diretor executivo da Agerba, Carlos Henrique Martins, afirmou em entrevista ao Destaque1 que o valor da tarifa será mantido: a partir de R$ 4,30 + valor da diferença da tarifa metropolitana, se houver. Os ônibus têm acessibilidade para pessoas com deficiência, ar-condicionado e wi-fi com velocidade de 400 mega.
“O sistema começa a ser operado hoje, e a gente espera que no próximo processo licitatório já inclua em todo o sistema metropolitano esses ônibus”, comentou.
Assista:

A prefeita Moema comemorou a escolha de Lauro de Freitas para iniciar o projeto e indicou que a prefeitura já fez uma solicitação para o governador quanto à ampliação do roteiro. A ideia é que os ônibus atendam até o final de linha do Centro da cidade e que possa também sair da UPA da Itinga com direção ao metrô.
Inicialmente, os ônibus farão o seguinte roteiro no município: Ipitanga (em frente à Arena de Esportes da Bahia), passando pela segunda rótula na Vila Praiana, depois indo para a Estação Mussurunga e tendo como destino final a Estação Pituaçu.
“Primeiro que é um avanço e é muito importante para nós que Lauro de Freitas esteja fazendo parte desse projeto-piloto”, disse.
Assista:

Para o secretário de Trânsito e Transporte de Lauro de Freitas, Olinto Borri, o município é o local ideal para testar a utilização dos ônibus elétricos, diante do volume de passageiros e frota que circulam por toda a cidade.
“Lauro de Freitas detém 76% de todo o transporte da Região Metropolitana, transporte rodoviário. Então, uma cidade que detém 76% de toda a capacidade de transporte metropolitano sem dúvida vai gerar demanda bastante grande para esse modal”, frisou.
Assista:

Leia Também
-
Lauro de Freitas recebe Campeonato Brasileiro de Vôlei Sub-16
-
Confira vagas do SineBahia para Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho nesta quarta-feira
-
SineBahia: veja vagas para Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho nesta terça-feira
-
“Verão em Movimento” fomenta iniciação esportiva em Lauro de Freitas
-
“A prefeitura não fez a parte dela”, afirma Ramiro Sena sobre caos no transporte público
-
Parque Shopping terá sessão inclusiva de ‘Gato de Botas 2’

Parafuso: vândalos arrombam escola e ateiam fogo na sala da direção

Epic Arena sedia treinamento com coordenador global do Real Madrid

Horto Florestal sedia feirinha ‘Uma muda para transformar’ neste domingo

Em sessão especial, Câmara de Camaçari debate situação da fome no Brasil

Confira vagas do SineBahia para Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho nesta quarta-feira

Epic Arena sedia treinamento com coordenador global do Real Madrid

Prefeitura de Salvador abre 47 vagas de estágio

Parafuso: vândalos arrombam escola e ateiam fogo na sala da direção

Em sessão especial, Câmara de Camaçari debate situação da fome no Brasil

Prefeitura interdita rua do Parque Verde II para construção de ponte

Lauro de Freitas recebe Campeonato Brasileiro de Vôlei Sub-16

Phoc III terá sessão de cinema gratuita nesta sexta-feira

Junta de Serviço Militar de Dias d’Ávila realiza alistamento de jovens nascido em 2005

Horto Florestal sedia feirinha ‘Uma muda para transformar’ neste domingo

Confira vagas do SineBahia para Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho nesta quarta-feira

Sessão em alusão à Campanha da Fraternidade ocorre nesta quarta-feira

STT recomenda que empresários suspendam utilização do Camaçari Card para auxílio-transporte

Ao lado de vereadores, Elinaldo participa da abertura da Marcha em Defesa dos Municípios

Mata de São João inicia distribuição gratuita de absorventes nas escolas
