Este sábado (25) é dia de render homenagens a São Francisco de Assis, em Monte Gordo. Com sensação térmica de 32ºC, fiéis de todas as crenças se unem para celebrar o padroeiro da localidade.
Banhado em água de cheiro e conduzido por diversos grupos culturais, o cortejo teve início na Praça Central de Guarajuba, e seguiu em direção à capela dedicada ao santo, no distrito de Camaçari. O cortejo religioso com cerca de 3km abre os festejos na região, que seguem até o domingo. Esta é a terceira lavagem do ciclo de celebrações na orla do município.

A baiana Rosilda dos Santos falou sobre a lavagem que participa há 12 anos com satisfação. Para 2025, ela pede ao padroeiro bençãos e paz. “O sentimento de alegria é cada vez maior todos os anos, e desejo que essas festas sempre se renovem”, celebra a baiana.
Apresentações culturais de capoeira, fanfarra e charanga marcaram o percurso. Entre eles, o estreante do cortejo, o Samba Chula Raiz Ancestral, que retomou as atividades em 2024.

Tombado como patrimônio imaterial da humanidade, o Samba Chula nasceu no Recôncavo Baiano e é o primeiro gênero musical a alcançar o título. De acordo com o regente e produtor Plínio Santos, o grupo remonta tradições herdadas de gerações. “Essa é uma cultura passada de pai pra filho, e baseado no estudo com os meus pais, que são mestres, essa tradição passou dentro da família e hoje temos um grupo”, contou.

“Paz, força, fé e coragem”, esses são os votos do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT) ao padroeiro. Na ocasião, o político celebrou a participação de diversos segmentos religiosos na festividade e destacou a pluralidade cultural no cortejo. “É um novo tempo que vai se construir em Camaçari, com a participação efetiva da população do nosso município e daqueles todos que fazem música, cultura, teatro, que participam de segmentos religiosos – tanto de matriz africana, quanto evangélico, católico – ou seja, toda a população”, disse Caetano.
As festas profana em Monte Gordo iniciam já nesta tarde, com os blocos Coco Manga e Vira Copos a partir das 15h. No estacionamento do Centro Comercial da localidade se apresentarão bandas como Asas Livres e Pagode do Segredo, além dos cantores Dan Valente e Edy Xote.
A expectativa da Coordenação de Eventos do município é que as festas reúnam cerca de 20 mil pessoas pessoas. De acordo com a titular da coordenação, Aline Marques, o diálogo com a comunidade tem sido constante para adaptar os festejos a cada localidade. “Fizemos reuniões com ambulantes, bandas locais, associações de moradores, para a gente entender qual formato de lavagem eles gostariam e, na medida do possível, atender os anseios de cada comunidade”, explicou.
Após Monte Gordo, a prefeitura iniciará a organização da Lavagem de Jauá, programada para 1º e 2 de fevereiro.
Confira a programação completa da Lavagem de Monte Gordo:
Sábado (25)
Blocos independentes – 15h
Coco Manga
Vira Copos
Arena – 18h
Arielen Sanjes – A Leoa
Alex Moreno
Rick do Cavaco
Asas Livres
Pagode do Segredo
G10 & CIL
Domingo (26)
Bloco independente – 15h
Lula Louco – Lu Costa
Arena – 17h
Amante do Samba
Papazoni
Dani Valente
Edy Xote
Oz Bambaz