Terreiro de Lembá comemora três anos de tombamento nesta sexta-feira

Considerado patrimônio cultural de Camaçari, o Terreiro de Lembá comemora três anos de tombamento nesta sexta-feira (10). Localizado na Cascalheira, o terreiro é o primeiro e único patrimônio tombado da cidade e oferece acesso à cultura através do encontro de conhecimento e vivência com as práticas ancestrais do Candomblé.

Em comemoração ao terceiro ano do tombamento, será realizada uma celebração às 16h na sede do terreiro. O espaço contempla um acervo cultural e histórico que retrata a cultura africana, com árvores remanescentes da mata atlântica, o local preza pela preservação ambiental e contém ainda a Escola Zumbi dos Palmares.

Sacerdote e presidente da associação do terreiro, Táta Ricardo explica que apesar dos impasses que a cultura africana e indígena enfrenta, este é um momento de grande alegria.

“Pra gente é uma grande alegria, principalmente salvaguarda de todo um processo histórico do espaço, e de todos os elementos que estão ali. O tombamento de uma casa de candomblé representa a salvaguarda de uma história que é negada, marginalizada, roubada, e que a sociedade insiste em negar a influência africana e indígena na formação civilizatória e no desenvolvimento da sociedade. Apesar de que nada mudou, não houve o incentivo nem um investimento do poder público, mas só de saber que estamos protegidos e salvaguardados aquele espaço, aquele templo, já é de grande alegria”, enfatiza.

Um comentário em “Terreiro de Lembá comemora três anos de tombamento nesta sexta-feira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.