Camaçari
Termo de Referência da licitação do transporte público deve ser apresentado em março, assegura Elinaldo
Serão realizadas duas audiências públicas para discutir a temática.
Publicado
em
Por
Mirelle LimaO prefeito Elinaldo Araújo (União) realizou nesta quarta-feira (8) uma reunião institucional entre segmentos do governo e o Ministério Público para debater as condições do transporte público em Camaçari.
Participaram do encontro o secretário da Fazenda, Joaquim Bahia; a promotora de Justiça Milena Moreschi; o secretário de Administração, Helder Almeida; o superintendente de Trânsito e Transporte Público de Camaçari (STT), coronel Alfredo Castro; o controlador Bruno Garrido, e o subprocurador Bruno Helásio.
Na ocasião, foram definidos os próximos passos para a abertura da licitação do transporte público, assim como soluções emergenciais para os principais problemas relatados pelos usuários do serviço.
Superintendente da STT, o coronel Alfredo Castro destacou que serão realizadas duas audiências públicas para discutir a temática, sendo uma na sede e outra na orla.
“Nós estaremos colocando o processo licitatório em andamento. Estaremos colocando para consulta pública em março. Após a consulta pública vem a audiência pública, que será feita em dois momentos, uma na sede e outra na orla, visando trazer entre 60 e 90 dias a público, através do edital”, explicou Castro.
Ouça:
A promotora Milena Moreschi ressaltou que o problema do transporte público é uma questão nacional. “Realmente, o transporte público está vivendo um paradoxo, que envolve a queda do fluxo dos passageiros durante a pandemia, e a mudança do seu comportamento, pós-pandemia”, disse.
A promotora também afirmou que o MP está se empenhando em conhecer o problema no município. “De fato nós precisamos unir forças. Estabeleci, como meta primordial do meu plano de trabalho para 2023, colaborar para a solução do problema”.
Segundo o prefeito Elinaldo Araújo, ainda em março deve ser apresentado o Termo de Referência (TR) da licitação do transporte público, com as principais informações da fase interna da licitação. Além disso, será feito um mapeamento sobre a situação atual dos serviços ofertados.
“Ficou definido aqui o encaminhamento para que o município possa abrir um processo administrativo para chamar todos aqueles que fazem transporte em Camaçari, pegar nome, endereço, local, saber se pode estar atuando para isso e também cobrar algumas responsabilidades, principalmente sobre a gratuidade dos idosos, dos portadores de deficiência e dos estudantes”, afirmou Elinaldo.
Ouça:
Novo modelo de transporte
Ainda durante a reunião, foi discutida a implantação de um novo modelo de transporte público em Camaçari. Entre as ações está a criação de dois novos terminais para integrar sede e orla. Elinaldo pontuou que esta é uma questão a ser trabalhada a longo prazo.
“Nós estamos contratando uma empresa que está fazendo um estudo de modelagem, do novo modelo de transporte de Camaçari. A ideia é ter um terminal na Cascalheira e na mediação de Vila de Abrantes, para integrar o transporte entre sede e orla, mas esses estudos nós vamos contratar empresa para nos apresentar as opções, isso é uma questão a longo prazo”, frisou.
*Matéria atualizada 20h15 em 8 de fevereiro de 2023
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Jorge Curvelo afirma que houve erro na apuração e diz que solicitou à Justiça recontagem de votos
-
Mulher é encontrada morta com marcas de tiro na Cetrel
-
Trabalhador tem dedo amputado e outro sofre fratura na perna após acidente em obra na BYD
-
Estão à venda ingressos para primeira ‘Confra do Simpa’ em Camaçari
-
Suspeito é preso por abuso infantil em Camaçari
-
Empresas de ônibus voltam a atuar em Camaçari nesta quarta