Telefonia digital deve melhorar atendimento em nova base do SAMU

A nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Camaçari foi inaugurada nesta quarta-feira (9). A unidade fica no antigo prédio da Promotoria, no Ponto Certo. O 192 de Camaçari também é responsável pela regulação dos municípios de São Sebastião do Passé, Pojuca, Itanagra, Dias d’Avila e Mata de São João.

Com o objetivo de melhorar os atendimentos nas ligações de urgências, a nova base terá um novo serviço de telefonia, que agora passa a ser digital. A tecnologia é mais eficiente em relação a analógica, utilizada na antiga base.

Equipe do SAMU 192. Foto: Hyago Cerqueira

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Camaçari  conta com 28 profissionais entre médicos e enfermeiros e 10 ambulâncias, sendo quatro de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na avaliação da coordenadora da unidade, Mônica Cardoso, a nova base irá oferecer mais garantia ao atendimento do paciente.

Mônica Cardoso, coordenadora do SAMU. Foto: Hyago Cerqueira

Nós temos ambulâncias preparadas para atender o nível de gravidade que o paciente esteja. Apesar dessa melhoria significativa ainda temos dificuldades com as macas do Hospital Geral de Camaçari, que não tem boas condições para auxiliar nossos atendimentos.

Após o paciente ser atendido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Geral de Camaçari (HGC), as macas não são liberadas imediatamente, o que atrapalha o serviço móvel de urgência.

De acordo com o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), cerca de R$ 128 mil foram investidos na reforma do prédio e aquisição de materiais.  Além da nova unidade na sede da cidade, Camaçari também possui uma base do SAMU na orla do município.

Elinaldo Araújo, prefeito de Camaçari. Foto: Hyago Cerqueira

A mudança da base da Gleba B, segundo o secretário de Saúde, Elias Natan, é para diminuir o tempo-resposta nos atendimentos. “Nós tínhamos muitas dificuldades para atender os serviços de lá. Estávamos em um bairro muito movimentado com muitas crianças e muitos quebra-molas. Antes nosso trabalho era apenas com uma ambulância, agora temos muito mais. Além disso, esse novo endereço permite que possamos ficar mais no Centro e próximo de outros bairros”, explicou.

Elias Natan, secretário de Saúde. Foto: Hyago Cerqueira

Ainda de acordo com Natan, até o carnaval serão 11 ambulâncias prestando serviço móvel de urgência à população de Camaçari.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.