O Teatro da Solidão Solidária realizará nesta quinta-feira (2) a quarta edição do Encontro Mundial Virtual, das 14h às 17h, pela plataforma digital Zoom e pelo Facebook. O evento contará com a participação de artistas brasileiros, estrangeiros e formadores de opinião. Diálogos e trocas de experiências sobre arte, cultura, educação, política, direitos humanos, entre outros assuntos farão parte desta edição do evento.
A data que dá lugar a esta edição é a Independência da Bahia. Um movimento que teve início em 19 de fevereiro de 1822 e desfecho em 2 de julho de 1823. “Esta data é um marco na história brasileira, a Independência da Bahia. Então, será uma celebração a cultura do estado. Estaremos recebendo artistas de vários países que têm ligação com o Brasil, em especial, a Bahia.” revelou o promoter e coordenador do encontro, Ivan Antonio.
Para celebrar a importante data com os baianos, a organização do Encontro Mundial convidou um grupo de artistas da África; a Secretária de Cultura de Camaçari, Márcia Tude; a escritora, cineasta, atriz, artista plástica e compositora de música eletrônica dos Estados Unidos, Alisa Clements e, ainda, indispensáveis artistas do Brasil, Itália e Portugal.

Na ocasião, o Teatro da Solidão Solidária homenageará o poeta Manuca Almeida (In Memorian), um dos autores de ‘Esperando na Janela’ junto com Targino Godim. A música que ganhou o Grammy Latino chegou a ser gravada pelo cantor e compositor baiano, Gilberto Gil.
Além de Manuca, serão agraciados também, o ator Jackson Costa, Vovô (ativista político e dos direitos humanos), que é também, presidente do Ilê Aiê (Bloco Afro), Vá Botelho (diretor do Balé Folclórico da Bahia), Vadinha Moura (atriz e diretora do Teatro Módulo), além de Iray Galrão (escritora) Edson Costa (coordenador da rede Emunde (Rede Mundial Étnico Empreendedorismo) e Zé Raimundo (compositor da música “Beija Flor” gravada pela Timbalada e por diversos artistas brasileiros).