Política
TCM multa Moema Gramacho por irregularidades em licitação
O processo licitatório foi realizado no exercício de 2017.
Publicado
em
Por
RedaçãoA prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), foi multada em R$ 2 mil pelo relator do processo, o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), Mário Negromonte, por conta de irregularidades em processo licitatório no exercício de 2017. A licitação visava contratação de empresa especializada no serviço de gerenciamento de sistema para abastecimento dos veículos da prefeitura. A decisão cabe recurso.
Os conselheiros acataram a denúncia formula pela empresa Prime Consultoria e Assessoria Empresarial, em sessão virtual nesta quinta-feira (4). A companhia denunciou a exigência de fornecimento de vale/ticket em papel, por entender que a cláusula restringe o caráter competitivo da licitação. A Prime também apontou como irregularidades as exigências de apresentação de atestados de capacidade técnica acompanhados de notas fiscais e de rede credenciada na habilitação.
Conforme o relator Negromonte, Moema Gramacho comprovou que o objeto do certame foi alterado para excluir a exigência de fornecimento de vale/ticket em papel e exigir apenas o fornecimento de cartões magnéticos, o que sanou esse primeiro ponto, em razão da perda do objeto da denúncia.
Em relação aos demais itens, foi constatado pelo relator que as exigências ultrapassam a verificação da capacidade técnico operacional dos licitantes, que visa tão somente assegurar a aptidão do executante para a prestação dos serviços compatíveis e pertinentes ao licitado. E destacou que é vedada a inclusão de quaisquer outras exigências não previstas em lei, que inibam a participação na licitação, como no presente caso.
O Ministério Público de Contas, através do procurador Guilherme Costa Macedo, opinou pelo conhecimento parcial e, no mérito pela procedência da denúncia, com imputação de multa à gestora e determinação de imediata anulação do Pregão Eletrônico nº 002/2017 e do contrato porventura firmado com a empresa NEO Consultoria e Administração de Benefícios.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Férias: brinquedo inflável da Turma da Mônica chega ao Parque Shopping Bahia
-
SineBahia tem vagas de emprego para Camaçari, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho nesta terça
-
Senai Bahia oferece mais de 600 vagas para cursos gratuitos de Jovem Aprendiz
-
Após saída de Mirela Macedo da Secretaria de Saúde, Elba Brito assume pasta
-
Confira vagas de emprego do SineBahia para Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho
-
Lauro de Freitas recebe 3ª edição da pré-temporada de Futebol Juvenil