Opinião
Sucessão 2024: a disputa não será entre nomes, mas entre legados
Todo bom estrategista sabe que ao encerrar uma eleição é necessário pensar na próxima.
Publicado
em
Por
Anderson SantosO amigo leitor deve estar se perguntando se o autor não está equivocado em falar de 2024, já que estamos no início do ano de 2023. Para aqueles que não fazem parte do chamado mitiê da política pode até ser estranho, mas para os já enturmados nesse círculo, é sabido que essa é a dinâmica da “real politique”. Todo bom estrategista sabe que ao encerrar uma eleição é necessário pensar na próxima.
Observem o que ocorre durante a festa do padroeiro. Os políticos que desejam um lugar ao sol em 2024 lá estarão trocando ideias e avaliações conjunturais durante a caminhada, e até mesmo enquanto seguram o andor do santo, enfim coisas da política de Camaçari.
Camaçari é uma cidade politizada, e a pauta do momento nos ambientes políticos da cidade é a sucessão do prefeito Elinaldo em 2024. Tem se falado bastante sobre os possíveis nomes que estarão na disputa, tanto do lado governista como do lado oposicionista. Do lado oposicionista se aposta na figura do ex-prefeito e hoje secretário de estado ou de sua esposa que ele elegeu como deputada federal. O que é uma lástima para a política da cidade, pois é um atraso, que o grupo político de oposição esteja preso a um núcleo familiar. Mas o nome da oposição é um problema que cabe a eles resolver.
No lado governista temos renomados políticos que se apresentam para a disputa, o ex-prefeito Tude, conhecido pelo seu legado de bom gestor; o ex-prefeito Helder Almeida conhecido por ser um grande articulista; o vereador licenciado e secretário de Esporte, Jorge Curvelo, que vem fazendo um bom trabalho à frente da Sejuv, além de ter um histórico político de serviço junto à comunidade, como advogado, a pelo menos duas décadas; o secretário de Saúde, também vereador licenciado, Dr. Elias Natan, gabaritado na cidade por estar bem avaliado no comando da secretaria, assim se destacando como um político e gestor competente, e findando os nomes em evidência, até então; o recém-empossado e carismático presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Matos, conhecido como mais popular dos edis.
Quero alertar a todos que nomes sempre são importantes e devem ser levados em consideração, mas não é o que vai ser decisivo nas eleições de 2024. E devo destacar aqui que o prefeito Elinaldo acerta mais uma vez na sua estratégia para vencer as eleições. O prefeito, assim como todo bom estrategista político, sabe que o eleitor em 2024 mais do que nomes vai avaliar é o legado de cada grupo político, ou seja, o que fizeram quando estiveram no poder em nossa cidade.
Elinaldo hoje se destaca como o prefeito que mais realizou e que conseguiu transformar a cara de Camaçari, vide as grandes obras como a duplicação do viaduto do trabalhador, a Av. Jorge Amado, o Horto Florestal, a nova Praça do Papagaio de Jauá, a obra humana que é o Fila Zero e as centenas e tão necessárias cirurgias eletivas, a Creche Linaldo da Silva no Jardim Limoeiro, o programa Mão Amiga, a nova praça do Novo Horizonte, a requalificação total da Prainha de Parafuso, fora o que vai vir por aí: a entrega do novo Tudão em Abrantes, a requalificação da Praça e da Feirinha de Monte Gordo e requalificação do Mercado de Barra de Pojuca, só para citar algumas e não ficar cansativa a leitura.
Além de grande gestor, Elinaldo também goza de prestígio no meio político pela forma humana com que trata os seus liderados e sua capacidade de pensar à frente, além de ser considerado um homem de uma única palavra, qualidade essencial hoje, quando se trata de um político.
Levando em conta o que as análises estatísticas sobre as disputas eleitorais, quando se trata de sucessão, nos apontam é que Elinaldo acerta ao dizer que o sucesso da gestão e o grupo unido é que possibilitarão a vitória do Time Azul em 2024. Pois o prefeito sabe que esses dois elementos juntos tornam o nome indicado, por ele e pelo grupo para a sucessão, imbatível.
Então que possamos sim fazer uma discussão saudável entre os nomes, mas que não percamos de vista que a decisão do eleitor vai se passar principalmente na avalição do legado deixado pelo prefeito Elinaldo, que são seus feitos na gestão, o que lhe tem rendido o indiscutível título do prefeito que mais trabalhou pela cidade e sua força política nas urnas, expressada de forma impactante nos mais de 87 mil votos na última eleição.
Anderson Santos foi superintendente da STT, secretário de Relações Institucionais e secretário de Esportes de Camaçari. É pedagogo e analista político.
*Este espaço é plural e tem o objetivo de garantir a difusão de ideias e pensamentos. Os artigos publicados neste ambiente buscam fomentar a liberdade de expressão e livre manifestação do autor(a), no entanto, não necessariamente representam a opinião do Destaque1.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Jackson discute falta de água em Camaçari com representantes da Embasa
-
SineBahia tem vagas de emprego para Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas e Camaçari
-
Coelba oferece troca de lâmpadas ineficientes por LED gratuitamente aos moradores de Camaçari
-
Salvador recebe o primeiro Festival da Voz Estudantil da Bahia nesta quarta
-
Projeto Vale Luz atende consumidores de Camaçari e Lauro de Freitas nesta semana
-
Camaçari conquista ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024