O tráfego para quem vai acessar a localidade de Monte Gordo e Vila de Abrantes sofrerão modificações em função dos desfiles cívicos em comemoração aos 267 anos de emancipação política de Camaçari neste domingo (14).
A medida reorganiza a circulação de veículos e de pedestres, e regulamenta espaços de estacionamento durante os eventos realizados pela prefeitura, que começarão às 8h em Monte Gordo, e às 14h30 em Vila de Abrantes.
Monte Gordo
As vias ruas da Estrada Velha e do Senhor do Bonfim, vias que receberão o desfile cívico serão parcialmente bloqueados. Das 0h às 15h, será proibido estacionar nas ruas Bom Jesus, Estrada Velha e do Beco da Lapinha até a Rua do Batedouro. Ao fim do desfile, o tráfego de veículos e o itinerário dos ônibus voltarão à normalidade.
Veículos que vão da BA-529 (Rua do Jacaré) sentido rotatória do Corujão e com destino ao local do evento e imediações, deverão adentrar pela Rua da Lavra, ao lado do Colégio Estadual de Monte Gordo, Alto do Cruzeiro, seguindo pela Rua Capoeira Feia para acessar a Rua Ingazeira.
Veículo de autoridades e os licenciados pela Coordenação de Eventos deverão acessar o estacionamento exclusivo pela BA-529. Demais veículos a serviço de secretarias municipais e aqueles autorizados pela Coordenação de Eventos deverão efetuar o desembarque dos passageiros na Rua do Senhor do Bonfim.
Após desembarque, eles deverão seguir pela Rua Beco da Lapinha, acessar Rua do Matadouro, seguindo pela Rua do Jacaré, sendo o estacionamento de embarque geral próximo à Escola Municipal Amélia Rodrigues. Os ônibus escolares que fizerem o desembarque das agremiações circularão pela Rua Senhor do Bonfim, irão parar na Rua Beco da Lapinha para desembarque e seguir pela Rua do Matadouro, acessando a Rua do Jacaré até chegar à área de estoque já discriminada.
Transportes públicos coletivos também sofrerão alterações:
A linha 0301.1 TISO x Barra do Pojuca via Estrada Velha/Monte Gordo adentrará pela Estrada Velha BA 529, posteriormente acessará a Rua Pero Vaz de Caminha, prosseguirá pela Rua Beco da Lapinha e seguirá pela Rua Senhor do Bonfim, fazendo o trajeto inverso no retorno.
Já a linha 0302 TISO x Monte Gordo/Itaipu circulará pela Estrada Velha BA 529, até a praça da Escola Estadual de Monte Gordo, onde ficará o final de linha provisório, fazendo o trajeto inverso no retorno;
Os ônibus intermunicipais das empresas Atlântico e ATP que realizarem a linha Monte Gordo x Aeroporto acessarão pela BA-099 as ruas Porto Alegre, da Cebola, Oscar Ribeiro. Após chegarem à BA-529 (Rua do Jacaré), seguirão à esquerda no sentido da localidade de Barra do Jacuípe.
Vila de Abrantes
Das 5h às 19h, o tráfego será restrito na Avenida Tiradentes, no trecho compreendido entre Condomínio Recanto de Abrantes até Rua João Araújo, bem como nas ruas Vieira de Melo e dos Laços, regiões onde o estacionamento também estará proibido.
A Rua Alice de Souza (Rua do Colégio) passa a ter sentido único de circulação, no trecho entre as ruas do Laço até Buris de Abrantes, assim como do trecho da Praça da Matriz à Praça do Buris e na Travessa da Fonte, em direção à Praça da Matriz, sendo proibido estacionar em qualquer sentido da via.
Das 5h às 22h, o tráfego ganha sentido duplo na Rua João Araújo, e será proibido estacionar por lá. Já das 13h às 21h, ficará restrito o tráfego de veículos na Avenida Antônio Elias Duarte, do trecho compreendido entre a Praça da Matriz e a Rua do Campo.
Ônibus, caminhões e carretas, oriundos da Rua Alice Uzêda (Rua do Colégio), sentido à Praça da Matriz com a intenção de acessar a Estrada do Coco, deverão se deslocar pela Rua João Araújo, seguindo pela Avenida Tiradentes, acessando a Rua do Campo. Será proibido estacionar nessas vias.
Veículos oriundos da Estrada do Coco, para acessar Vila de Abrantes, terão como opção a Rua Metropolitana, passando pela Rua da Grama chegando à Praça e Campo Municipal Nery Nunes, fazendo o mesmo trajeto no retorno. Para acessar a Avenida Tiradentes, deverá passar pela Rua do Cruzeiro, chegando à Praça Tiradentes e seguir sentido Jauá. Não será permitido o estacionamento em qualquer dessas vias.
Ciclomotores, motocicletas, motonetas e ciclomotores, oriundos da Rua Alice Uzêda (Rua do Colégio), sentido a Praça da Matriz com intenção de acessar a Estrada do Coco, deverão deslocar-se pela Rua João Araújo, seguindo pela Avenida Tiradentes acessando a Rua do Campo, saindo na Estrada do Coco.
Veículo de autoridades e os licenciados pela Coordenação de Eventos deverão seguir pela Avenida Tiradentes até a Rua João Araújo, e acessar a Rua da Matriz, onde os referidos veículos poderão ser estacionados. Demais veículos a serviço de secretarias municipais deverão estacionar na Rua Alice Uzêda (Rua do Colégio).
O transporte individual de passageiros, realizado por taxistas e mototaxistas, terá como ponto base a Avenida Tiradentes, entre o Condomínio Portal de Abrantes e a Praça Tiradentes.
Também haverá alterações no transporte público coletivo em Vila de Abrantes.
A linha 0403 Camaçari x Jauá/ Vila de Abrantes terá o ponto final mantido na Fonte da Caixa até às 12h do domingo. Após esse horário, o final de linha será remanejado para a Rua João Araújo, em frente ao Colégio SOMA. Os roteiros 0403.1 – Camaçari x Jauá (até o Condomínio Albatroz), 0403.2 – Camaçari x Vila de Abrantes (Via Cajazeiras) e 0403.3 – Vila de Abrantes x Jauá serão criados apenas durante o evento, com saídas por demanda.



