Após a liberação para importação da vacina russa contra a Covid-19, a Sputnik V, a Bahia está na expectativa de receber o primeiro lote nos próximos dias, com 300 mil doses. Por ser uma remessa pequena, o governador Rui Costa (PT) afirma que os imunizantes deverão ser distribuídos para até cinco cidades.
“No caso da Sputnik, eu devo definir hoje. A gente conversou, entre os governadores do Nordeste. Com esse lote pequeno, são 150 mil imunizados, que são duas doses, são 300 mil vacinas. Nós devemos escolher algumas cidades, quatro ou cinco cidades, para imunizar 100% da população acima de 18 anos”, confirmou Rui Costa nesta segunda-feira (14), durante entrega de contenção de encosta em Salvador.
Segundo o governador, o objetivo é conseguir um “efeito demonstração”, com “números robustos, até para que os pesquisadores possam fazer relatórios, quando alcançarmos esse percentual de 100%, qual é a consequência”. Sendo assim, os municípios que receberão as doses da Suptnik V deverão ter em torno de 50 mil habitantes.
“Ao invés de pulverizar a vacinação no estado todo, nós vamos concentrar, até para ter um efeito estatístico, um efeito demonstração […] Nós teremos nas semanas seguintes um espelho do que teremos após a vacinação de todo o estado”.