Bahia
SPM e SSP assinam carta compromisso pelo enfrentamento à violência de gênero na Bahia
A atividade marca o início da Campanha Laço Branco no estado.
Publicado
em
Por
RedaçãoNo Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado nesta sexta-feira (6), a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) assinaram uma carta compromisso para o desenvolvimento de uma série de ações voltadas para a promoção da igualdade de gênero e pelo feminicídio zero na Bahia.
A carta foi assinada durante o lançamento da Campanha Laço Branco, em um workshop para o engajamento dos profissionais da segurança pública no enfrentamento à violência contra as mulheres, no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com as presenças da secretária da SPM, Neusa Cadore, e do secretário da SSP, Marcelo Werner.
A carta compromisso propõe ações, como formações e a elaboração de um código de conduta no atendimento às mulheres vítimas de violência. O objetivo é promover a reflexão dos profissionais sobre masculinidades saudáveis, sobre policiamento e investigações respeitosas e sem revitimização da vítima, apoiar programas educativos para homens e meninos, e criar espaços seguros para discussões sobre masculinidades positivas. Além da promoção de campanhas de sensibilização da responsabilidade de se proteger as vítimas, responsabilizando os agressores.
Campanha Laço Branco
A atividade marca o início da Campanha Laço Branco, que está presente em todos os continentes e em mais de 55 países. No dia 6 de dezembro de 1989, 14 mulheres foram assassinadas na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, ato que ficou conhecido como o “Massacre de Montreal”. Isso desencadeou uma mobilização por homens canadenses que usaram o laço branco denunciando a existência de homens que cometem a violência contra a mulher, mas que também têm aqueles que repudiam essa violência.
A Campanha do Laço Branco é apontada pela ONU como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher. A iniciativa integra ainda a Campanha dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, iniciada no dia 20 de novembro e se encerra no dia 10 de dezembro, dia em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Lavagem do Bonfim: polícia registra 96 furtos, dois roubos, duas prisões e três casos de lesão corporal
-
Lavagem do Bonfim: diversos pontos do cortejo serão monitorados por câmeras da SSP
-
Sistema de Reconhecimento Facial ultrapassa 60 prisões em 2025
-
Forças de segurança da Bahia realizaram apreensão recorde de 86 fuzis em 2024
-
Disque Denúncia da Secretaria de Segurança Pública passa a atender 24h
-
“São 128 novas unidades policiais, mil novas viaturas, 6 mil novos policiais”, destaca Werner em balanço da SSP