Esther Luiza de Jesus Adorno, de 16 anos, está fazendo uma vaquinha online para poder participar do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, que acontecerá do dia 2 a 5 de setembro, em Aracaju. A ginasta mora com os pais em Salvador e corre contra o tempo para arrecadar o valor necessário para custear suas despesas.
Para poder participar do maior campeonato nacional de ginástica, Esther conta com a ajuda e o apoio de familiares e amigos. Na questão financeira, são os pais da jovem que arcam com a maior parte das despesas. “A ginástica é um esporte muito caro. Isso inclui collants, pedras, aparelhos, sapatilhas, inscrições para campeonatos, hospedagem e passagem quando necessário ou outro qualquer suporte”, explica a ginasta.
A história de Esther chamou a atenção do Projeto Oxente Gente, fundado por Laiz Lima e localizado no bairro da Federação, na capital baiana. Do designer gráfico voluntário do projeto, Alysson Fernando, surgiu a ideia de criar uma vaquinha e, assim, uma campanha virtual que pretende arrecadar R$ 6 mil para que Esther consiga participar do torneio (clique aqui para ajudar).
Esther já acumula algumas participações e conquistas em competições durante quase seis anos de carreira, dentre eles: o campeonato regional, campeonato baiano, campeonato brasileiro de 2019, no Rio de Janeiro, entre outras competições dos clubes da Bahia, onde já foi campeã. Ela também é vice-campeã nível dois do campeonato baiano de 2017.
Apesar da experiência vivida e conquistas como atleta, Esther Adorno passa pela mesma dificuldade que muitos atletas enfrentam ou já enfrentaram: a falta de assistência, patrocínio e visibilidade. Contudo, isso não é motivo para fazê-la desistir de fazer o que mais gosta. Para além da ginástica, é uma questão de representatividade e a realização de um sonho.
“Representa o meu refúgio, toda a minha dedicação, todo 6 meu esforço, representa minha vida, pois doei praticamente seis anos pra correr atrás de um sonho, onde cada dia cresce mais, e minha força de vontade não para de crescer”.
Assista: