Nesta sexta-feira (30), às 15h, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, assinarão protocolo de intenções pioneiro de digitalização, que visa unificar o sistema de saúde no país. O fato, conforme o Governo do Estado, coloca a Bahia na liderança da modernização do SUS. A cerimônia ocorrerá na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), localizada no Centro Administrativo (CAB), em Salvador.
Com investimento total estimado em R$ 30 milhões, a expansão da Rede Estadual de Dados em Saúde (Reds), plataforma que será integrada à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), triplicará o volume de dados disponíveis, além de ampliar a capacidade de monitoramento das políticas públicas de saúde.
O protocolo ainda estima a expansão do prontuário eletrônico AGHUse. Até 2026, o objetivo é ampliar de 31 para 95 unidades de saúde na Bahia, consolidando um novo modelo para outros estados. De acordo com a Sesab, nos últimos dois anos a Bahia investiu mais de R$ 114 milhões em saúde digital.