Cultura, rima, arte e poesia. Tudo isso poderá ser visto no próximo sábado (6), a partir das 14h, na Biblioteca Central dos Barris, em Salvador. Em um evento gratuito, o Slam das Minas Bahia levará para a cena mais uma batalha poética, além de muita música e roda de conversa para o público.
O evento faz parte de uma série que tem acontecido desde julho, com o objetivo de reunir talentos da poesia de todo o estado para batalhar. É uma espécie de campeonato, e quem vencer terá a chance de representar a Bahia no Slam BR, Campeonato Brasileiro de Poesia Falada, além de discutir pautas importantes e promover a musicalidade.
Dessa vez, a abertura da festa fica por conta do debate sobre o tema “Da palavra à profissão: encruzilhadas da poesia no mundo literário e artístico”, que reunirá a poeta e grafiteira Natidepoesia (AC) e a professora, crítica literária e curadora Milena Britto, com mediação da poeta, produtora cultural e comunicadora social Má Reputação.
Má explica por que propor esses debates são tão importantes para o público periférico. “Inserir os debates como parte da programação foi uma estratégia para oferecer às poetas competidoras uma experiência formativa que fortaleça suas trajetórias profissionais, mas também provocar no público a compreensão de que o universo literário é um campo de trabalho legítimo. A literatura, especialmente a produzida nas periferias, não se limita ao palco ou ao livro: ela se desdobra em inúmeras possibilidades de atuação, circulação e sustentabilidade para quem escolhe ser artista da palavra”.
Dando sequência à programação, o público poderá curtir o som da DJ Nai Kiese e do Núcleo Feminino de Percussão Mãos no Couro. Já o momento mais esperado, a batalha de poesia, fecha o evento.
Vale destacar que essa é a última batalha antes da grande final, que acontecerá no dia 28 de setembro, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, e vai consagrar a campeã do Slam das Minas Bahia.
A temporada do “Slam das Minas Bahia – 8 anos” foi contemplada nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura, governo federal.
Slam das Minas Bahia
Desde 2017, o Slam das Minas Bahia atua nas periferias do estado com o objetivo de descentralizar a cultura e empoderar o público feminino por meio da arte das palavras. Em oito anos de existência, Ludmila Singa e Negafyah têm apresentado um espaço de acolhimento, fortalecimento e potencialização das vozes femininas por meio das rimas.







