Após críticas constantes dos usuários do transporte intermunicipal operado pela empresa Avanço Transportes, o presidente do Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos (Sindmetro), Mário Cléber, anunciou um acordo para regularização dos horários dos roteiros.
Em vídeo publicado em rede social, nesta terça-feira (15), o sindicalista explicou que o acordo prevê a obrigatoriedade de roteiros de 30 em 30 minutos entre os horários de 5h às 8h e das 14h às 20h, além da disponibilização de equipes para a limpeza dos ônibus nos terminais situados em Camaçari, Candeias e Lauro de Freitas. No período das 8h às 14h, os ônibus devem circular de uma em uma hora.
De acordo com o presidente do Sindmetro, estão entre os termos a disponibilização de ônibus reservas nas estações Mussurunga e Águas Claras, e também em Camaçari e Candeias, “para dar o suporte necessário se houver alguma quebra”. O sindicato exigiu reparos nos elevadores de passageiros com mobilidade reduzida ou com deficiência, em um prazo de sete dias, e o pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos ex-funcionários em até 45 dias.
O acordo, que deve ser apresentado ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), é fruto de uma reunião com o proprietário da empresa Avanço Transportes, após apresentação de irregularidades e demandas dos rodoviários e passageiros. “Vamos apresentar ao Ministério Público e mandar para a Agerba também esse acordo que conseguimos fazer depois de tanto sofrimento dos usuários e dos rodoviários da empresa Avanço”, disse o presidente.
Atualmente, a empresa é responsável pela operação de 16 roteiros na Região Metropolitana de Salvador (RMS), de acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), e tem sido alvo de críticas dos passageiros pelo estado dos ônibus e irregularidade nos horários.
“Não tivemos veículo saindo às 17h no Terminal Mussurunga, e hoje não tivemos carro saindo de Camaçari às 7h. Empresa não cumpre horário, veículos superlotados e sucateados. Os usuários já não suportam tantos descasos”, disse um usuário do transporte ao Destaque1.
Este ano, ao menos duas manifestações foram realizadas em Camaçari reivindicando melhorias no transporte, que atende às linhas Camaçari x Terminal Águas Claras; Camaçari x Terminal Mussurunga via Parafuso; Camaçari x Simões Filho via BA-093; e Camaçari x São Francisco do Conde via BA-093.
O órgão firmou um acordo interinstitucional junto às pastas e à Agerba para a contratação emergencial de empresas. Na ocasião, foi definida a realização de reuniões mensais institucionais, com a participação de todos os órgãos, para acompanhamento conjunto do cumprimento dos acordos firmados.
O Destaque1 entrou em contato com a Agerba, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno. O espaço segue aberto para posicionamentos.





