SFC: mutirão realiza exames gratuitos de mamografia e ginecológicos

Entre os dias 10 e 13 de novembro, São Francisco do Conde receberá a Unidade Móvel do Hospital da Mulher para realização de exames de mamografia e preventivos ginecológicos (Papanicolau).  Os atendimentos acontecem no Largo Maria do Benzê, a partir das 7h.

No mutirão o exames de mama poderá ser feito por mulheres de 40 a 69 anos.  Já o preventivo é destinado para mulheres com idade entre 25 e 64 anos.

Através do exame ginecológico é possível avaliar alterações no colo do útero ocasionadas pelo HPV (lesões internas), infecções e inflamações vaginais, e doenças Sexualmente Transmissíveis que não manifestam sintomas externos.

O Ministério da Saúde recomenda que a paciente não tenha relações sexuais nos dois dias anteriores ao exame, mesmo que seja com preservativo. No mesmo período, não se devem usar duchas ou medicamentos vaginais. Além disso, o exame não pode ser feito durante a menstruação.

A expectativa da Secretaria de Saúde (Sesau) é realizar cerca de 160 preventivos e 70 mamografias. Os interessados em participar do mutirão devem comparecer portando RG, CPF, comprovante de residência e  cartão SUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.