Os visitantes que chegam à Bahia para aproveitar a folia do período de Carnaval, assim como aqueles que desejam uma programação mais tranquila, têm a opção de desfrutar das riquezas naturais, culturais e históricas presentes em Camaçari. A princípio, o município surpreende pela beleza das praias, que correspondem a 42 quilômetros (km) de orla, segunda maior do litoral baiano. No entanto, a localidade também possui uma vasta e diversificada grade atrativa, ideal para quem deseja criar memórias inesquecíveis.
A Secretaria de Turismo de Camaçari (Setur) destaca algumas opções de passeios que contemplam desde o tradicional e revigorante banho de mar até as visitas ricas em conhecimento e conexão com a ancestralidade, a exemplo da Cordoaria, comunidade quilombola com mais de 260 anos de história, localizada em Vila de Abrantes.
O local, certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares (FCP), é conhecido por fomentar a agricultura familiar e a comercialização de produtos que têm como matéria-prima principal a raiz da mandioca, posteriormente transformados em produtos como o beiju e a farinha de mandioca.
Saindo de Vila de Abrantes e percorrendo aproximadamente 13 km até chegar em Arembepe, é possível encontrar a Aldeia Hippie, única do gênero habitada no mundo. A região, rica em fauna, flora e ecossistemas, proporciona um maior contato com a natureza e também com a arte e o artesanato.
No que diz respeito ao turismo religioso, a dica é visitar os terreiros tombados da cidade, como o Unzó Tatêto Lembá, primeiro terreiro tombado pelo município. Com mais de 34 anos de existência, o espaço está situado na Rua Lembá, 409, no Parque Real Serra Verde, na Estrada da Cascalheira (BA-531).
Ainda entra na lista de atividades religiosas a Igreja do Divino Espírito Santo, uma das mais antigas do Brasil, criada em 1757 e tombada pelo Conselho Municipal de Cultura de Camaçari (CMCC), localizada na Praça da Matriz de Vila de Abrantes.
Cabe destacar que Camaçari possui, ainda, um Posto de Atendimento ao Turista, instalado na entrada de Arembepe, com funcionamento de domingo a domingo, das 9h às 17h, ou pelo número (71) 3624-3338.
Veja a seguir a lista completa de roteiros turísticos em Camaçari indicados pela Setur:
Vila de Abrantes
O que fazer: conhecer a histórica Igreja do Divino Espírito Santo, compras e passeio no shopping, ecoturismo nas dunas, aproveitar as praças, além de visitar a Cordoaria;
Jauá
O que fazer: banho de mar e caminhada na extensa orla, ecoturismo nas dunas e passeio na lagoa;
Arembepe
O que fazer: surf na praia do Piruí, vivências na Aldeia Hippie, banho de mar nas piscinas naturais, pesca no Emissário, visita à Igreja de São Francisco de Assis, passeio nas praças e visita ao Parque Ecológico e Cultural Fonte do Cacimbão;
Barra do Jacuípe
O que fazer: banho de mar e de rio, prática de esportes náuticos, visita à Igreja de Santo Antônio e aproveitar o encontro do rio com o mar;
Guarajuba
O que fazer: banho de mar nas piscinas naturais, visita à Praia do Paraíso (certificada com o selo Bandeira Azul), prática de esportes náuticos e na areia, caminhada nas pistas de Cooper, pedalar nas ciclovias, além de desfrutar dos shoppings com diversas opções de lazer, compras e gastronomia;
Monte Gordo
O que fazer: visita ao Mercado Municipal de Monte Gordo, que possui amplo comércio;
Itacimirim
O que fazer: banho de mar nas piscinas naturais, banho de rio, prática de esportes náuticos e na areia e de pesca oceânica, caminhada nas pistas de Cooper, pedalar nas ciclovias, contemplar e aproveitar o encontro do rio com o mar.
Barra do Pojuca
O que fazer: visita ao Mercado Municipal de Barra do Pojuca, que possui amplo comércio, visita ao Terreiro Casa do Mensageiro, prática de esportes náuticos, tomar banho de rio, aproveitar as cachoeiras e visitar o manguezal.