Nesta terça-feira (25), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), deu início à realização das cirurgias eletivas no município. Na oportunidade, foram executadas dez cirurgias gerais, sendo nove colecistectomias (que remove a vesícula biliar) e uma de hérnia umbilical.
Na quinta-feira (27) será a vez da realização de intervenções urológicas, como 13 vasectomias e quatro postectomias (também conhecida como circuncisão), além de cirurgias pediátricas, a exemplo de dez de hérnias umbilicais e 12 postectomias.
As cirurgias eletivas acontecem no Hospital do Polo e são frutos de contratos com o Governo do Estado. A titular da Saúde, Rosângela Almeida, esteve no local para desejar boa sorte aos pacientes e destacou a importância da ação. “Estamos iniciando as cirurgias eletivas e seguiremos com esses procedimentos. Tenho certeza de que será um sucesso, ajudando a ‘fazer a fila andar’. Sabemos que há pessoas esperando há mais de cinco anos por cirurgias, e, graças a Deus, esse momento chegou. Convido todos a conhecerem e procurarem a regulação e suas unidades, para verificar a necessidade de realizar o procedimento. Estamos juntos”, enfatizou.
Ainda conforme a gestora, a parceria com o Governo do Estado, que abrange, também, procedimentos nas áreas de ortopedia, oftalmologia (incluindo cirurgias de catarata), ginecologia, urologia e cirurgia geral, tem como objetivo ampliar a oferta do serviço e fortalecer o atendimento à saúde no município.