A Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) afirma que soube da presença da variante da Covid-19 P.1 de Manaus em casos diagnosticados no município por meio de comunicado de alerta divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e enviado para todas as cidades baianas, recomendando a adoção de medidas restritivas para prevenir a disseminação do vírus.
O documento, com data do dia 4 de maio, última terça-feira, confirma que casos confirmados da variante de Manaus foram registrados em Salvador, Camaçari e outras cidades da Região Metropolitana, como Lauro de Freitas e Dias d’Ávila. Por isso, a Sesab recomendou que viagens não essenciais sejam evitadas para os 31 municípios onde foram detectadas as variantes de Manaus e do Reino Unido (saiba mais).
“Entretanto, desde os meses de fevereiro e março, com o aumento expressivo do número de casos novos da COVID-19 em Camaçari, as medidas sanitárias de maior restrição já estavam sendo adotadas por indicação das autoridades sanitárias do município, uma vez que se percebeu uma mudança no comportamento da doença”, destacou a Sesau em nota.
A Sesau informa ainda que entrou em contato com a Sesab e aguarda informações mais detalhadas sobre os casos e óbitos confirmados. No entanto, a secretaria de Camaçari afirma que até o final da tarde desta quinta-feira (6) não recebeu nenhum detalhamento acerca do assunto.
“Respaldada mais ainda nessa informação, agora confirmada pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Sesab, a Secretaria de Saúde de Camaçari reafirma a necessidade da manutenção das medidas preventivas como uso constante de máscaras, uso do álcool em gel e o distanciamento social, assim como reitera que a única forma de vencer esta pandemia é com a vacinação em massa, algo que o município está preparado para fazer, dependendo apenas de receber, do Ministério da Saúde e Governo do Estado da Bahia, quantitativo de doses suficiente, algo que não ocorreu desde o início da vacinação”, reiterou a Sesau.