Fiquem conectados conosco

Saúde

Sesau apresenta Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Camaçari

O município terá quatro fases de vacinação.

Avatar

Publicado

em

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Camaçari já possui um Plano Municipal de Vacinação. Elaborado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), o esquema tem como meta estabelecer as ações e estratégias para a operacionalização da vacinação no município.

O início da imunização da população ocorrerá após o Governo Federal assinar contrato para a aquisição das doses previstas e o Estado fizer a distribuição para as cidades. A previsão de início da ação é 24 horas após a chegada das doses no município.

Entre as estratégias previstas estão: a vacinação por etapas, priorizando grupos específicos a cada fase, de acordo com critérios de risco e vulnerabilidade, e a centralização do local de vacinação, para garantir, entre outras questões, logística eficiente, segurança dos profissionais e usuários, controle e monitoramento da vacinação e armazenamento adequado das doses.

Com relação à aplicação das doses, os grupos prioritários serão vacinados por fases, cuja ordem de prioridade estará pautada na busca de preservação do funcionamento dos serviços de saúde, proteção dos indivíduos com maior risco de desenvolvimento de quadros graves e óbitos, seguidas da preservação do funcionamento dos serviços essenciais e proteção dos indivíduos com maior risco de infecção, tal como orientado pelo Ministério da Saúde.

Na primeira fase serão vacinados os trabalhadores da área de saúde, as pessoas com idade acima de 75 anos, os idosos residentes em unidades de longa permanência e a população quilombola. Nesta etapa, a estimativa é de que sejam imunizadas mais de 12 mil pessoas.

De acordo com o plano, serão quatro fases de vacinação, totalizando 49.859 pessoas vacinadas.

Na segunda fase, serão vacinadas pessoas de 60 a 74 anos. Na terceira, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência e portadores de comorbidades. Na quarta e última fase, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores educacionais, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, rodoviário e metroferroviário de passageiros e população privada de liberdade.

A vacinação somente ocorrerá através de agendamento prévio, segundo opções a seguir: pelo aplicativo Ses@u + Perto de Você; ou presencialmente, nas unidades de saúde do município.

Camaçari terá duas unidades centrais, que funcionarão, provisoriamente, na Unidade de Saúde da Família (USF) do Ponto Certo, na sede, e na USF de Barra do Jacuípe, na costa.

O funcionamento dos centros acontecerá todos os dias da semana, inclusive aos domingos e feriados, das 8h às 17h. Serão, no total, entre sede e costa, 10 salas de vacinação; conforme a necessidade, esse número pode ser ampliado.

Os insumos, como seringas, agulhas e demais materiais, já estão garantidos e em quantidade suficiente para atender a demanda, segundo o governo municipal.

De acordo com o dimensionamento do plano de que uma pessoa será vacinada a cada 10 minutos, a conclusão da aplicação das primeiras doses da vacinação de toda população de Camaçari ocorrerá em 104 dias.

Para armazenar as vacinas, o município possui uma câmara fria (TPC) com capacidade de manutenção de temperaturas estáveis entre 2 e 8 graus centígrados.

Sobre os dados quantitativos para cada público-alvo do município, a Sesau segue as orientações técnicas da Secretaria Estadual de Saúde, levando em consideração dados demográficos, bem como em sistemas de informação em saúde, e dados informados pelos setores responsáveis, inclusive com informações da última campanha de vacinação voltada para o mesmo público.

Clique aqui e leia a íntegra do Plano Municipal de Vacinação de Camaçari

Publicidade

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. _____________________________

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.