Fiquem conectados conosco

Geral

Sesau aponta sobrecarga das UPAs e PAs com fechamento da emergência do HGC

De acordo com Luiz Duplat, essa decisão, sem uma alternativa de leitos de retaguarda, irá comprometer todo o sistema de urgência e emergência de Camaçari.

Avatar

Publicado

em

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

A decisão do Governo do Estado de fechar as portas da urgência e emergência do Hospital Geral de Camaçari (HGC), recebendo apenas pacientes via Regulação Estadual, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Pronto Atendimento (PAs) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), vem causando grande preocupação à Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari. De acordo com o secretário da pasta, Luiz Duplat, essa decisão, sem uma alternativa de leitos de retaguarda, irá sobrecarregar todo o sistema de urgência e emergência de Camaçari.

Atualmente, 19 pacientes estão internados nas UPAs e PAs de Camaçari aguardando regulação do Estado para um hospital de referência. “Essa situação já estava aí, mesmo antes da medida tomada pelo Estado. Imagine agora que todos os pacientes de urgência e emergência serão atendidos pelo município e ficarão aguardando pela regulação do Estado para serem transferidos para o HGC. Isso com certeza irá impactar diretamente na população”, afirma Duplat.

Outro temor do secretário da Saúde é que pacientes oriundos dos outros 25 municípios atendidos pelo HGC, ao chegarem no hospital e encontrarem o setor de emergência de portas fechadas, se dirijam para as unidades de urgência e emergência da cidade. Esse cenário irá sobrecarregar o atendimento, além de aumentar ainda mais o custo com o serviço de saúde da cidade com pacientes de outros municípios.

Nesta quinta-feira (3), o secretário da Saúde participará de uma reunião no HGC para discutir o assunto.

UNIÃO 1
CAMAÇARI CARD
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.