Fiquem conectados conosco

Geral

Sesab fará campanha sobre classificação de risco para otimizar fluxo de pacientes no HGC

Avatar

Published

on

Os secretários de Saúde dos municípios de Camaçari, Pojuca, Conde, Mata de São João, Dias d’Ávila e Simões Filho, este último através de representante, se reuniram nesta terça-feira (3) com a subsecretária de Saúde do Estado da Bahia, Tereza Cristina, para discutir a reforma da emergência do Hospital Geral de Camaçari, que é referência para 26 municípios.

Durante a reunião, ficou acertado que nas próximas semanas o Estado apresentará o plano de ação do fluxo de atendimento dos pacientes durante o período da reforma que começará de 40 a 60 dias após a conscientização da população quanto aos pacientes de urgência e emergência que devem ser atendidos no HGC e os que devem ser atendidos nas unidades de urgência e emergência dos municípios, como UPAs e PAs.

Existem quatro tipos de pacientes de urgência e emergência classificados por cores de classificação de risco. Os pacientes com classificações verdes e azuis devem ser atendidos nas unidades municipais de urgência e emergência. E os pacientes amarelos e vermelhos no HGC e UPAs e PAs do município.

Confira a classificação de risco:

Vermelho: Caso gravíssimo. O paciente necessita de atendimento imediato e possui risco de morte. Ou paciente precisa de atendimento o mais prontamente possível. Esses pacientes devem ir para emergência do HGC ou uma UPA.

Amarelo: Caso de gravidade moderada, não considerada como emergência, pois o paciente possui condições clínicas para aguardar. Esses pacientes devem ir para emergência do HGC ou uma UPA ou PA.

Verde: Caso menos grave. Exige atendimento médico, mas o paciente pode ser assistido no consultório médico, de forma ambulatorial em Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Saúde da Família.

Azul: Caso de menor complexidade e sem problemas recentes. O paciente deve ser atendido e acompanhado no consultório médico, no formato ambulatorial. Esses pacientes devem procurar atendimento ambulatorial em Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Saúde da Família.

UNIÃO 1
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.