Brasil
Senado Federal e Câmara dos Deputados elegem novos presidentes neste sábado
Entenda como será a escolha das mesas diretoras das duas Casas.

Publicado
em
Por
Agência BrasilO Congresso Nacional terá um dia movimentado neste sábado (1º), quando serão escolhidos aqueles que comandarão Câmara dos Deputados e Senado Federal nos próximos dois anos. Será também definida a composição das mesas diretoras das duas Casas Legislativa.
A previsão é de que, no Senado, a eleição comece às 10h e, na Câmara, às 16h. O mandato dos eleitos valerá para o biênio 2025-2026. Além de elegerem seu presidente, os senadores escolherão dois vice-presidentes e oito secretários (quatro titulares e quatro suplentes).
O primeiro passo para a escolha do presidente do Senado será dado em reunião preparatória na qual os pretendentes ao cargo formalizam, por escrito, a candidatura na Secretaria-Geral da Mesa.
Na sequência, o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comunica as candidaturas formalizadas ao plenário. Então, em ordem alfabética, os candidatos discursam e apresentam suas propostas.
De acordo com as regras da Casa, podem ocorrer renúncias de candidatos durante o período estipulado para os discursos. Apenas os candidatos à presidência do Senado discursam.
Terminados os discursos, inicia-se a votação, que é secreta, em cabines e em cédulas contendo os nomes dos candidatos, além de rubricas dos atuais presidente e vice-presidente do Senado. O voto, então, é depositado em uma urna instalada na Mesa e, por fim, o parlamentar assina a lista de votação.
Caberá ao atual presidente e auxiliares fazer a apuração, iniciada com a confirmação do número de cédulas, para, então, fazer a contagem de votos para cada candidato. Terminada a contagem, os votos serão triturados. Vence o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos.
Candidatos
Até o fechamento desta reportagem, quatro senadores estavam na corrida para ocupar a presidência da Casa no biênio 2025-2026: Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE).
O novo presidente tomará posse logo após o anúncio de sua vitória, finalizando a primeira reunião preparatória e dando início à convocação da segunda reunião, prevista para as 11h. Nesta reunião, serão formalizados, apresentados e escolhidos, também em votação secreta, os demais integrantes da mesa (dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro secretários suplentes).
No caso de cargos em que haja apenas um candidato inscrito, a votação será por meio eletrônico.
Para a eleição dos integrantes da Mesa, é exigida maioria de votos e presença da maioria dos senadores. “Deve ser assegurada, tanto quanto possível, a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares com atuação na Casa”, informa o Senado.
Câmara
A um dia da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, três candidatos tinham oficializado a intenção de disputar a presidência da Casa: Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS).
O prazo para formalização das candidaturas termina às 13h30 deste sábado. Para a formalização dos blocos parlamentares, o prazo vai até as 9h do mesmo dia. Duas horas depois, às 11h, está prevista uma reunião de líderes, para a escolha dos membros da Mesa Diretora.
A inauguração da nova sessão legislativa será em sessão conjunta do Congresso Nacional, prevista para as 15h. Já a primeira sessão preparatória, em que se elegerá o novo presidente, será no plenário e deve começar às 16h.
Assim como no Senado, na Câmara, o vencedor precisará obter maioria absoluta dos votos (257) para ser eleito em primeiro turno. Caso haja necessidade de segundo turno, bastará que o candidato seja o mais votado para, enfim, definir quem ocupará a cadeira da presidência pelos próximos dois anos.
Os partidos poderão formar blocos, caso pretendam aumentar sua representatividade e participação na distribuição das presidências de comissões e da Mesa Diretora. O mandato terá duração de quatro anos para as comissões e de dois anos para a Mesa Diretora.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Eliminatórias: Brasil enfrenta Colômbia no Mané Garrincha
-
Moraes nega apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro
-
Ivana Bastos assume definitivamente presidência da Alba e se torna primeira mulher no cargo
-
Gusttavo Lima desiste de se candidatar a presidente da República em 2026
-
Caixa paga parcela de março do Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
-
Repasses do Bolsa Família chegam a 20,5 milhões de famílias a partir desta terça

Vereadores de governo solicitaram adiamento de audiência pública, mas Câmara não acatou

Linha B2 do BRT será ampliada até o Rio Vermelho em 29 de março

Câmara deve realizar nova audiência pública sobre inscrições do Minha Casa, Minha Vida

Camila Canário toma posse como defensora pública geral do estado na quinta

Moraes nega apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro

Preso por roubos de celulares com Mercedes Benz na Pituba cometia crime com comparsas

Eliminatórias: Brasil enfrenta Colômbia no Mané Garrincha
SineBahia tem oportunidades para Salvador, Dias d’Ávila, Simões Filho, Lauro de Freitas, Camaçari e Candeias

Suspeito de tráfico é preso com arma e drogas na Praça da Simpatia

PC deflagra duas operações simultâneas em Salvador, na Linha Verde e em presídios

Encenação do clássico ‘Casa de Bonecas’ inicia temporada no Teatro Molière em abril

Veja atrações musicais do Pelourinho a partir desta quinta
Boulevard Shopping recebe exposição do Projeto Tamar a partir desta quinta

Bolsa Família: beneficiários com NIS de final 3 recebem parcela de março

Operação Força Total intensifica segurança em toda a Bahia

Feira solidária ‘Artesanato é Arte’ acontece na Casa do Trabalho

Vereadores de governo solicitaram adiamento de audiência pública, mas Câmara não acatou

Câmara deve realizar nova audiência pública sobre inscrições do Minha Casa, Minha Vida
MP-BA aciona Colégio São Paulo por venda casada de material didático
Campeonato de Futsal Solidário movimenta quadra do Nova Vitória neste sábado

Linha B2 do BRT será ampliada até o Rio Vermelho em 29 de março

Universidade Para Todos contará com seis polos em Camaçari

Camila Canário toma posse como defensora pública geral do estado na quinta

Moraes nega apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro
Unijorge abre agendamento para orientação jurídica gratuita
Inscrições para mediadores do Emitec e professores da Educação Profissional e Indígena seguem até terça
