Documentos pedagógicos personalizados que trazem referências socioculturais locais, bem como um Sistema Próprio de Avaliação, foram apresentados durante o Seminário Municipal de Implementação do Sistema Próprio de Ensino (SPE), evento que marcou o encerramento das ações da Estruturação do SPE e Formação de Docentes em Camaçari.

O encontro, realizado no auditório do Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba, na terça-feira (20), reuniu gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e técnicos pedagógicos da rede pública municipal de ensino. Na oportunidade, a titular da Secretaria Municipal da Educação (Seduc), Neurilene Martins, salientou o fato dos produtos terem sido concebidos e elaborados pela inteligência colaborativa da rede.
“Ao longo de 32 meses a rede municipal desenvolveu documentos pedagógicos próprios, em colaboração com educadores e gestores, através da formação continuada e de grupos de trabalho. Hoje temos a felicidade de ver o resultado desse movimento coletivo em prol da qualificação contínua da educação pública em Camaçari”, contou a secretária.
A pasta destaca que no período foram construídos 40 Cadernos Pedagógicos, seis volumes do Referencial Curricular Municipal, oito Diários de Classe, 15 vídeos pedagógicos e uma plataforma de avaliação. Os produtos desenvolvidos foram apresentados em tom celebrativo, sobretudo por consistirem em políticas públicas permanentes para o ensino público de Camaçari, em uma programação que contou com performances culturais de escolas da rede, palestra e a participação de estudantes e familiares.

O dia foi embalado pela musicalidade do mestre Bule-Bule. “Quando eu disse que o Sertão melhorou tanto que nem parece mais o meu Sertão, é por causa desses ensinos que estão chegando. Por isso há essa mudança notável”, pontuou o artista.
Já a parte reflexiva foi ministrada pela professora doutora Thais Costa, com a palestra ‘A força de um coletivo de educadores na construção e implementação de um sistema de ensino alicerçado na Justiça Curricular’. O seminário contou com a estruturação do SPE, em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), com apoio do Banco de Desenvolvimento para a América Latina e Caribe (CAF).