Dos dias 19 a 22 de agosto, o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher será novamente pautado na 27ª Edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os Tribunais de Justiça Estaduais. A programação é elaborada pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
A abertura ocorrerá às 14h, na sala 309 do Auditório do Anexo II do TJ-BA, e contará com a presença da procuradora federal da Advocacia-Geral da União, Manuellita Hermes, bem como da pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e pós-doutora pela USP Mabel Freitas. Juntas, elas ministrarão a roda de conversa ‘A força da mulher nordestina, empoderamento feminino e empreendedorismo’. A parceria acontece em consonância com o Fórum Permanente de Violência contra a Mulher da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp) do TJ-BA.
Já no segundo dia, a programação contempla uma ação conjunta entre a Coordenadoria da Mulher, a Diretoria de Assistência à Saúde do TJBA, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Grupo Boticário, incluindo a realização do ‘Conversando com a Coordenadoria’, um balcão destinado ao esclarecimento de dúvidas. Com o tema ‘Empreendedorismo e Cidadania’, a ação será realizada na área externa do Fórum Ruy Barbosa, a partir das 10h.
No terceiro dia, as atividades ocorrerão no Salão de Casamentos do Fórum das Famílias, localizado no bairro de Nazaré, às 14h. Na oportunidade, será realizado um encontro Multidisciplinar para Mulheres em Situação de Violência, ‘Você não está sozinha’.
Por fim, encerrando as atividades, o último dia de programação será realizado na Casa da Mulher Brasileira, das 13h às 16h. No local, o público terá o Sarau Maria Bonita, com apresentações de dança, cordel e música, além de uma exposição de livros e arte. Para conferir a programação na íntegra, clique aqui.
Justiça pela Paz em Casa
A Semana atende à iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). A iniciativa acontece três vezes ao ano, sendo a primeira em março, marcando o Dia das Mulheres; a segunda em agosto, por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha; e a terceira em novembro, em razão do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O programa ainda fomenta ações interdisciplinares organizadas que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta enfrentada pelas mulheres brasileiras.
No âmbito do TJBA, está à frente dos trabalhos a desembargadora Nágila Brito, presidente da Coordenadoria da Mulher e do Fórum Permanente de Violência Contra a Mulher da Unicorp – TJBA.




