A Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou o Edital n° 02/2025 sobre os critérios e procedimentos para o processo seletivo do programa Mais Estudo no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta sexta-feira (14).
A oportunidade é para estudantes dos ensinos fundamental (8º e 9º ano), médio e profissional da rede estadual de ensino se tornarem monitores nos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e Iniciação Científica.
Ao todo, serão ofertadas 52 mil vagas, distribuídas nas unidades escolares dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Para participar, os estudantes devem estar matriculados no ano de 2025 na rede estadual; possuir Cadastro de Pessoal Física (CPF); e ter média igual ou superior a 8,0 no ano anterior na disciplina para a qual vai se candidatar.
A distribuição das vagas segue critérios como nota maior, participação no programa no ano anterior e maior número de participação em programas pedagógicos na unidade escolar. Em caso de empate, a escolha caberá ao coordenador pedagógico.
Os aprovados receberão uma bolsa-auxílio, realizada pelo Fundo de Combate à Pobreza (Funcep) e por meio de recursos próprios da SEC. A data de início das inscrições ainda não foi divulgada.
Para seguir no programa, os estudantes devem manter ou superar a média inicial nos componentes curriculares e manter a frequência regular. As atividades de monitoria terão uma carga horária de oito horas semanais.