Vacinação contra gripe estará disponível para toda população a partir da próxima segunda

A partir de segunda-feira (3), qualquer cidadão que deseja se imunizar contra a gripe deverá se dirigir a um posto de saúde próximo da sua residência para tomar a dose da vacina. Em Camaçari, por exemplo, o munícipe pode ir até um dos 41 postos de Unidade de Sáude da Família (USF) e Unidade Básica de Saúde (UBS).

Vale lembrar que neste caso a vacinação não seguirá em ritmo de campanha e as doses serão aplicadas até quando durar o estoque de vacinas.

No entanto, hoje (31) é o último dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza para o grupo prioritário que envolve gestantes, puérperas, crianças entre seis meses a menores de seis anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

A meta do Ministério da Saúde é atingir 90% do público-alvo, que representa 59,4 milhões de pessoas. Até o momento, apenas dois estados bateram a meta: Amazonas (94,4%) e Amapá (94,7%).

Cuidados

Os sintomas da gripe são febre, que pode durar de três a cinco dias, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza, além da tosse que pode durar cerca de duas ou mais semanas, como aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para se prevenir contra a gripe, as principais recomendações são utilizar um lenço descartável para a higienização nasal, cobrir o nariz e boca quando espirrar ou tossir, após a ação higienizar as mãos, manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas, e lavar as mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir algum alimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.