Nesta quarta-feira (30), o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (União), sancionou a Lei nº 1723, que autoriza a prefeitura a depositar na conta dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) o incentivo financeiro para a compra do fardamento dos servidores das categorias. A Câmara Municipal havia aprovado o projeto de lei há sete dias.
“Isso é fruto de diálogo, e a categoria soube dialogar com o secretário Elias Natan. A categoria tinha esse direito até 2010, quando lhe foi tirado. Agora nós, sabendo da importância do mesmo para a categoria, estamos realizando essa justa reparação”, afirmou Elinaldo.
“Elias Natan desde o primeiro momento foi decisivo para que esse projeto pudesse ser criado, enviado à Câmara para aprovação e agora sancionado pelo prefeito. Importante destacar que em 2020 o prefeito Elinaldo prometeu que iria sancionar a lei, e hoje ele cumpriu com a promessa”, comemorou a presidente da Associação dos Agentes de Endemias de Camaçari, Ionara Barreto.
Para o presidente da Associação dos Agentes de Saúde do Estado (AASA), Ivando Antunes, Camaçari se torna exemplo para toda a Bahia ao sancionar a lei. “Não se trata apenas de adicional financeiro para os agentes comprarem uma farda. Essa lei leva dignidade ao trabalho deles, pois agora eles irão trabalhar devidamente fardados e identificados. E o melhor, farão a farda sob medida, para melhor conforto deles, que trabalham o dia todo andando nas comunidades. Parabéns ao prefeito Elinaldo e ao secretário Elias Natan por terem dado todo o apoio e colaboração desde a construção do Projeto de Lei até agora, na sua sanção”, destacou.
Estiveram presentes no ato da sanção da lei o secretário da Saúde, Elias Natan, o secretário da Administração, Helder Almeida, e membros da diretoria da AAEMC e AASA.
“É com muita alegria que, junto com as categorias, comemoro a sanção do projeto. Agora eles poderão trabalhar devidamente fardados e identificados como agentes da Secretaria da Saúde. Essa vitória é de toda a categoria, que nos procurou para, juntos, transformar o que era sonho em realidade”, comemorou Elias Natan.