Salvador terá primeira Festa da Literatura e do Roteiro

Programação inclui convidados da área, oficina formativa e debates temáticos.
Foto: Gabrielle Guido

A cidade de Salvador recebe, pela primeira vez, um evento inteiramente dedicado à relação entre literatura e roteiro. A Festa da Literatura e do Roteiro (Fliro) será realizada de 12 a 14 de setembro de 2025, no Arquivo Público da Bahia, reunindo roteiristas, escritores e pesquisadores para mais de 20 horas de atividades gratuitas. As inscrições para o evento já estão abertas, e os ingressos podem ser retirados até o dia 9 de setembro, através do site www.fliro.info.

Nesta edição inaugural, a festa homenageia dois grandes nomes da cena baiana e nacional: Elísio Lopes Jr. e Ceci Alves, celebrando suas trajetórias e contribuições para o audiovisual, a dramaturgia e a literatura. A programação também conta com roteiristas, professores e pesquisadores de diferentes áreas, compondo uma grade que valoriza tanto a reflexão teórica quanto a prática criativa do roteiro, em suas diferentes formas de inserção na cultura midiática: games, HQs, teatro e produtos audiovisuais.

Publicidade
banner-site-4-600x500
600x500
Ativa
Contan

A Fliro nasce da iniciativa do coletivo Vários Mundos, formado pelos baianos João Araújo, Lara Carvalho e Marcelo Lima. O trio de pesquisadores e profissionais da área de roteiro, narratologia e dramaturgia, tem trajetória reconhecida em obras, premiações e estudos. Além de atuar como realizadores do evento, eles também são responsáveis pela curadoria e condução dos debates, reforçando a proposta de pensar o roteiro como obra literária em diferentes linguagens.

“O nosso grande objetivo com esta primeira edição da Fliro é criar esse senso de comunidade entre roteiristas e escritores de diferentes níveis de profissionalização e que ocupam distintos espaços, valorizando o ofício enquanto arte, e não apenas em uma perspectiva mercadológica”, ressalta João Araújo, também integrante da curadoria.

WhatsApp Clique aqui e siga o canal do Destaque1 no WhatsApp
Entrar

Programação reúne convidados de diferentes setores e estados

A programação reúne cinco painéis de debates temáticos, dois relatos de experiência, em que Elísio Lopes e Ceci Alves compartilharão suas jornadas, desafios e aprendizados ao longo da carreira, e conta também com uma formação gratuita e atividades de socialização, que prometem movimentar o público e ampliar os debates sobre o roteiro enquanto criação literária.

Entre os convidados estão a carioca ⁠Luh Maza, que trabalhou no roteiro de “Sessão de Terapia” (Globoplay), pelo qual foi indicada ao Prêmio ABRA de Roteirista do Ano, “Da Ponte Pra Lá” (HBO Max), foi consultora em “De Volta Aos 15” (Netflix) e roteirista-chefe da adaptação inédita de “Torto Arado”. De Santa Catarina, o professor e pesquisador Alexandre Linck, idealizador da página “Quadrinhos da Sarjeta”, que conta com mais de 500 mil inscritos em seus canais do YouTube, também é um dos destaques da programação. Representando o cenário baiano, a Fliro convida os pesquisadores e roteiristas Amanda Aouad, Alana El Fahl, Carollini Assis, Cleise Mendes, Gildevan Dias, Gildon Oliveira, Lynn Alves e Marcos Alexandre.

Segundo Marcelo Lima, o espaço destinado para roteiristas em festas literárias é bem pequeno, e realizar a Fliro é uma forma de criar um intercâmbio e expandir a troca de conhecimentos entre roteiristas e pesquisadores da Bahia e do Brasil. “A ideia de fazer em Salvador, obviamente parte do fato de sermos baianos, mas também porque considero que há muita produção intelectual sobre o assunto produzida aqui e que não é vista pelos principais centros de produção cultural (RJ/SP). Temos muito a ensinar, não somente aprender”, afirma.

Na visão de Lara Carvalho, a Fliro nasce do desejo de ampliar o olhar sobre o roteiro como campo de invenção e espaço de encontro entre narrativas. “Eu penso o roteiro literário como uma espécie de cartografia, diferente de como ele normalmente é lido como um documento técnico que serve à produção audiovisual ou teatral. No roteiro literário, a escrita carrega ritmo, respirações, imagens que ainda não existem, mas já reverberam, trazem atmosfera, uma linguagem própria”, destaca a curadora.

Oficina de Formação Básica em Roteiro

Um dos grandes destaques da Fliro é a Oficina de Formação Básica em Roteiro, voltada exclusivamente para jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas de Salvador. Com carga horária total de oiti horas, a atividade será realizada nas manhãs de sábado (13) e domingo (14), ministrada pela professora, roteirista e pesquisadora Amanda Aouad.

A oficina vai abordar desde escrita criativa, fundamentos da dramaturgia, construção de personagens e estrutura narrativa até planejamento, curva dramática, elaboração de cenas e diálogos, sempre de forma prática e participativa. As inscrições são gratuitas, com apenas 15 vagas disponíveis. Inscrições disponíveis aqui.

A Fliro é uma realização da Mago Negro Dramaturgia e Lua de Maré Produções, conta com apoio da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e Arquivo Público de Salvador.

O projeto Fliro foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, governo federal.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Chave Pix: [email protected]

Leia também

Oportunidade

Cagiba oferta 300 vagas gratuitas para aulas de ginástica artística em Salvador

Cultura e Entretenimento

Simpa grava audiovisual ‘Tudo Vira Pagode’ nesta sexta em Guarajuba

Educação

Santander e Amazon ofertam 50 mil vagas gratuitas para formação em tecnologia

Cultura e Entretenimento

Com ingressos para sábado esgotados, Festival de Verão anuncia reta final de vendas para domingo

Justiça

Polícia Federal faz nova operação contra o Banco Master

Oportunidade

SineBahia tem vagas de emprego em Salvador, Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas nesta quarta

Destaque da Política podcast #7 | Márcio Neves, secretário de Educação

Mais lidas

nova-unidade-agencia-central-sinebahia-rui-costa-inauguracao-terminal-pituacu_emprego

SineBahia tem vagas de emprego em Salvador, Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas nesta quarta

lavagem-monte-gordo-foto-patrick-abreu

Lavagens de Monte Gordo e Vila de Abrantes acontecem no mesmo fim de semana

Fios-furtados-na-BYD

Homem é preso após furto de cobre na fábrica da BYD em Camaçari

Félix Mendonça

Overclean: casa de Félix Mendonça é alvo de investigação da PF em Praia do Forte

Santander - Foto - Patrick Abreu - Destaque1

Santander e Amazon ofertam 50 mil vagas gratuitas para formação em tecnologia

Últimas

Ministro da Justiça e Lula

Advogado baiano é nomeado por Lula para assumir Ministério da Justiça

Sisu - Foto - Patrick Abreu - Destaque1

Sisu 2026 ofertará 24,7 mil vagas na Bahia

Ginástica-Artística-foto-Jéssica-Tavares-Sudesb

Cagiba oferta 300 vagas gratuitas para aulas de ginástica artística em Salvador

Fafen-camacari-foto-rafael-kuster

Fafen deve iniciar produção de ureia em Camaçari até o fim de janeiro

cantor Simpa foto Kleber Lobo

Simpa grava audiovisual 'Tudo Vira Pagode' nesta sexta em Guarajuba

Governo federal regulamenta técnica profissional de acupuntura no Brasil

Santander - Foto - Patrick Abreu - Destaque1

Santander e Amazon ofertam 50 mil vagas gratuitas para formação em tecnologia

collage

Com ingressos para sábado esgotados, Festival de Verão anuncia reta final de vendas para domingo

Fachada-Banco-Master-Foto-Rovena-Rosa-Agência-Brasil

Polícia Federal faz nova operação contra o Banco Master

nova-unidade-agencia-central-sinebahia-rui-costa-inauguracao-terminal-pituacu_emprego

SineBahia tem vagas de emprego em Salvador, Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas nesta quarta

collage

Turnê 'Gongada Drag' passa por Salvador em 28 de janeiro; ingressos estão à venda

Fios-furtados-na-BYD

Homem é preso após furto de cobre na fábrica da BYD em Camaçari

Mega-Sena-premio-sorteio

Mega-Sena acumula de novo e prêmio chega a R$ 35 milhões

taça do brasileirão 2019 1

Definidas datas, horários e locais das rodadas iniciais do Brasileirão

Silvânia Aquino e Berg

Gratuito: Silvânia Aquino e Berg Rabelo anunciam gravação de DVD em Salvador

Minha Casa, Minha Vida

Obras de novos residenciais do Minha Casa, Minha Vida entram na etapa final

Raphael Ghanem

Raphael Ghanem apresenta espetáculo de humor no Teatro Cidade do Saber

Porto da Barra, em Salvador estado é o que mais recebeu turistas internacionais na Região Nordeste Foto Embratur-Sebrae-Divulgação

Turismo brasileiro tem faturamento recorde de R$ 185 bi em 2025

Secult-BA abre escuta pública para Plano Estadual de Cultura 2026–2036

Polícia Federal foto divulgação PF

Polícia Federal deflagra operação contra furtos a caixas eletrônicos em Camaçari