As águas da Baía de Todos os Santos serão, mais uma vez, palco para um marco nacional: a primeira Parada Náutica LGBTQIAPN+. A Gaymar Por Elas, que festejará a diversidade em alto-mar, acontecerá no dia 9 de fevereiro. As embarcações sairão da orla da Ribeira e terão as vendas divulgadas em breve.
Antes de embarcar, a diversão já começa em terra firme, com a concentração da Parada em frente ao casarão nº 301, na Avenida Beira Mar. Com direito a muita músicas com DJs, essa parte do evento será aberta ao público geral.
O evento é uma realização do Instituto por Elas, em parceria com a produtora cultural Graziela Monte Serrat, liderança LGBTQIAPN+ e moradora da Ribeira. O Gaymar conta com o apoio da Associação de Pescadores da Ribeira, que disponibilizará os barcos para a festa.
“A ideia do evento surgiu de uma conversa, da convivência com os pescadores, tentando trazer inclusão para a comunidade. Como moradora do bairro, sempre quis ver nossa comunidade ocupando espaços sendo quem somos. Queremos que todas as pessoas sintam que esse mar também é seu”, explicou a produtora. A Parada promete beneficiar o comércio local da região da Península de Itapagipe e realizar uma integração entre as duas comunidades.
A presidente do Instituto Por Elas, Rizzia Fróes, reflete sobre a necessidade de eventos como esses na capital baiana. “Queremos mostrar que Salvador não apenas abraça a diversidade, mas também inova ao criar espaços seguros e festivos para celebrar o orgulho LGBTQIAPN+ em todas as formas. E nada mais simbólico do que ocupar a Baía de Todos os Santos, um dos maiores cartões-postais da cidade, com um evento que navega nas águas do respeito, da liberdade e do amor”.