Visando a ampliação da rede de atendimento para as vítimas de racismo e intolerância religiosa, uma sala do Centro de Referência Nelson Mandela (CRNM) foi inaugurada na Estação Mussurunga, em Salvador, nesta segunda-feira (16).
O CRMN oferece atendimento jurídico, social e psicológico para vítimas de racismo, discriminação racial e intolerância religiosa. Desde sua criação, em 2013, o Centro já acolheu mais de 1.250 denúncias, sendo 129 somente em 2024. O espaço na Estação Mussurunga funcionará todas as quartas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Além de realizar atendimentos no local, a nova sala do Centro Nelson Mandela tem como objetivo promover a formação continuada dos colaboradores da concessionária, com foco em letramento racial e nos impactos do racismo na saúde mental e física das vítimas. Também busca incentivar campanhas de conscientização sobre letramento racial e a apropriação do Estatuto de Promoção da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, reforçando sua importância como instrumento fundamental para a implementação de projetos e ações antirracistas.
O espaço foi inaugurado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) e a CCR Metrô Bahia.