Bahia
SAC Mulher Digital está no ar e disponibiliza serviços oferecidos pela Justiça
Nesta segunda-feira, órgãos estaduais realizam diversas ações relacionadas ao Dia da Mulher.

Publicado
em
Por
RedaçãoO Governo do Estado assegurou uma programação especial para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira (8). Atividades e programas foram disponibilizados por secretarias e órgãos estaduais para marcar o dia e o mês dedicados especialmente a questões relacionadas às mulheres.
O destaque é o início do funcionamento do SAC Mulher Digital, um novo espaço dedicado às mulheres, com serviços de apoio na área de enfrentamento à violência doméstica e familiar, emprego e renda. Para acessar, basta baixar o aplicativo SAC Digital, disponível para Android e iOS, ou acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet, e utilizar no campo de busca o termo “SAC Mulher”.
O serviço é uma iniciativa das secretarias da Administração (Saeb) e de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), em parceria com as secretarias da Segurança Pública (SSP) e do Trabalho, Emprego e Renda (Setre) e órgãos que compõem a rede de atenção à mulher, com colaboração da Prodeb.
A principal inovação do SAC Mulher Digital é concentrar em um só lugar o acesso a serviços oferecidos pelo sistema de Justiça e secretarias de Estado, entre eles o “Zap Respeita as Mina” (3117-2815). Através de inteligência artificial, são geradas respostas referentes à violência doméstica e familiar; há também acesso por mensagem a atendentes em contato direto com o serviço 190 da Polícia Militar.
No SAC Mulher Digital será possível agendar atendimento online de apoio jurídico oferecido pela Defensoria Pública (DPE) e também solicitar prorrogação de medida protetiva por meio do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O SAC Mulher oferece ainda acesso a serviços oferecidos pela Setre, como consulta a vagas de emprego, solicitação de seguro-desemprego e inscrição da Trabalhadora Autônoma.
Para utilizar os serviços dentro da própria plataforma é preciso criar um cadastro, fornecendo dados pessoais e um e-mail válido, utilizado para ativação da conta e envio de comunicados.
Programação da SSP abre com live musical
A participação da mulher na Segurança Pública é o tema que a Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev) preparou para a série de lives no mês destinado à mulher. A programação começa no dia 8 de março, com a cantora Clarissa Noronha, às 16h. As atividades podem ser acompanhadas na página da Sprev no Instagram (@sprevbahia)
Já no dia 10 de março, a convidada é a primeira mulher delegada-geral da Bahia, Heloísa Campos. No dia 17 haverá a participação da primeira mulher tenente-coronel da Polícia Militar, Ana Fernanda, e a primeira mulher tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Ana Fausta. Para finalizar, no dia 24, a perita médica legista do Departamento de Polícia Técnica (DPT) Rita Benigno fecha a programação.
Esporte e empoderamento
“A mulher e o empoderamento através do esporte!” é o tema escolhido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Setre, para celebrar o Dia Internacional da Mulher. A data será marcada por uma live transmitida pelo canal oficial da Sudesb no Instagram (@sudesbesporte), na terça-feira (9), às 17h30, tendo como convidadas a deputada federal Alice Portugal, segunda vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher; Cássia Maciel, pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Ufba; e Dilma Mendes, técnica da Seleção Brasileira Feminina de Fut7.
O bate-papo terá como anfitriã a também baiana e cientista social Ângela Guimarães, militante feminista da juventude e da negritude. Na conversa, cada convidada poderá abordar o tema sob a ótica de suas áreas de atuação.
Homenagens da Hemoba
Também nesta segunda-feira (8), todas as voluntárias que forem à sede da Fundação Hemoba serão recepcionadas com flores e vouchers de desconto para celebrar sua existência e parceria. Ao longo do mês, a Hemoba também vai realizar campanha digital para esclarecer mitos como a doação de sangue fazendo uso de anticoncepcional, menstruada ou amamentando.
As ações fazem parte da campanha “Mulheres Pela Vida”, que visa as mulheres que fazem parte do ciclo do sangue, desde as trabalhadoras da saúde até quem efetivamente recebe o sangue e medula doados. Atualmente, somente na capital baiana, as mulheres representam 45% das doações recebidas. Em 2020, elas somaram 60.544 doações de sangue.
Apesar da queda no número de cadastros no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) na Bahia em 2020 (apenas oito mil), as mulheres foram 5.185 das pessoas cadastradas. Segundo o diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo, as mulheres têm tido maior destaque no estado em relação à média nacional de doadores de sangue e medula.
Jornada Pedagógica
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) vai desenvolver atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) durante a programação da Jornada Pedagógica Paulo Freire, realizada de 8 a 12 de março, como parte das ações preparatórias para o início do ano letivo 2020/21, 100% remoto, que terá início no dia 15 de março.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Secult divulga resultado final de mérito dos editais da PNAB Bahia
-
Lei proíbe serpentinas metalizadas no Carnaval da Bahia
-
‘É a Bahia’: parceria de Escandurras, Lincoln Senna e Magnata ultrapassa 2 milhões de views
-
Unidades de saúde de Camaçari usam novos kits odontológicos
-
CBF sorteia confrontos da edição 2025 da Supercopa Feminina
-
Mortes violentas na Região Metropolitana têm redução de 32,1% em janeiro

SineBahia tem vagas de emprego em Camaçari, Dias d’Ávila, Salvador e Simões Filho na segunda
Adolescentes são apreendidos com arma branca na Avenida Getúlio Vargas em Dias d’Ávila

Fevereiro Roxo: especialista orienta sobre conscientização de doenças crônicas

Farmácia Popular: saiba como retirar remédios e fraldas geriátricas

Mulher é morta a tiros dentro de casa no Alto da Cruz

Suspeita pela morte do companheiro em Salvador é conduzida ao DHPP

Atividades do Posto de Atendimento ao Turista são iniciadas em Arembepe
Secult divulga resultado final de mérito dos editais da PNAB Bahia

Polícia desarticula ponto de desmanche de motos em Fazenda Grande do Retiro

Psicólogo é preso em flagrante acusado de abusar sexualmente de paciente em Camaçari

Nutricionista dá dicas de alimentação durante o Carnaval

Prefeitura abre inscrições para Camarotes Acessíveis no Carnaval 2025

Pagamento do Abono Salarial 2025 inicia na segunda

STF mantém descriminalização do porte de maconha para uso pessoal

Lei proíbe serpentinas metalizadas no Carnaval da Bahia

Cine Glauber Rocha exibe filmes gratuitamente neste sábado

Deputado propõe implementação de detectores de metais em escolas baianas
Bloquinho de Villas terá shows de Jau, Filhos de Jorge e Água Fresca neste sábado

Oficina de origami e parque temático animam fim de semana das crianças no Boulevard

“Se taxar o aço brasileiro, nós vamos reagir comercialmente”, dispara Lula sobre Estados Unidos

Prefeitura de Salvador divulga programação completa do Fuzuê e Furdunço
